Aprendendo História


Idade Antiga e Idade Média

Primeiro e segundo ano do fundamental





Primeiro Ano do Fundamental

História Antiga

Story of The World Volume 1:


     Nossas aulas de história neste primeiro ano têm sido muito preciosas! Desde o ano passado já havia comprado o livro texto e o livro de atividades de Story of the World, Volume 1. Da mesma autora de "Well trained mind". Este livro é um dos mais usados e indicados pela grande maioria das famílias que seguem o método clássico de ensino nos Estados Unidos. Não via a hora de começar o primeiro ano para introduzi-lo aqui em casa. O mais perfeito de tudo foi acharmos mais uma família que também decidiu utilizá-lo, então podemos trocar muitas experiências.

     Temos feito  as aulas duas vezes por semana. A primeira aula é individual leio o capítulo do livro texto em português vou traduzindo durante a leitura mesmo. E já realizo algumas atividades sugeridas pelo livro de atividade. Essas atividades são questões de revisão do capítulo, as quais o Josué responde oralmente, a narrativa, estudo de mapas e figuras. A Narrativa é realizada depois das questões, Josué é incentivado a contar o que lembra do texto lido. A medida que vai contando, ele vai ditando e eu vou escrevendo seu texto em uma pagina de notebook.

    Este processo de a criança ditar e a mãe escrever favorece muito a iniciação da formulação do texto...a "redação", pois a criança precisa pensar no que vai dizer e a mãe como "escriba" vai moldando o texto na frente da mesma. Colocando pontuação e parágrafos. Já fazíamos este processo de narrativa com outros textos, histórias e fábulas. E é indicado aos pais estarem fazendo desta maneira para começarem a trabalhar o processo de escrita bem antes da criança ter fluência motora para digitar ou escrever com as próprias mãos.

      No segundo dia da semana fazemos o encontro com as outras crianças para elas narrarem umas para as outras o que aprenderam e fazerem juntas uma outra atividade prática sugerida pelo livro.
Abaixo vou ir postando cada capítulo ja estudado e nossa experiência com este material.

Para acessar o conteúdo entre nos links desejados:


O que é História, o que é arqueologia?




Os primeiros povos


Egípcios no Nilo


A Primeira Escrita


O Antigo reino do Egito


Reinos do Egito


O primeiro Ditador Sumério


O Povo Judeu


Africa Antiga


China Antiga



Fenícios

Babilônicos e Assírios


Grécia Antiga



Recursos que utilizamos no estudo:


Livros:

Story of the world Volume 1 e Livro de atividades do Story of the world Volume 1



Vídeos




Livro da Linha do tempo



 Notebooking e Arquivo de registro





Segundo ano fundamental

Idade Média

                Story of the World Volume 2: 



1) Início da idade média: queda de Roma






2) Povos Celtas





3) Império Bizantino



Recursos:

Livro Story of the world Volume 2 e Livro de Atividades
LInks dos livros para compra na amazom brasileira, entrega em 4 semanas sem taxas de frete!!!!





4)Austrália na Idade Média





5) Japão e Coréia na Idade Média


6) China na Idade Média


7) Início do Império Islâmico

8) India na Idade Média





5 comentários:

  1. Olá!
    Também uso esse material de história com meus dois filhos. Neste link contem imagens para a linha do tempo e templates de notebook para as narrativas dos livros da Susan. http://tendingourlordsgarden.blogspot.com.br/p/recipes.html
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi... Que legal acrescente quando puderes as tuas experiências aqui! Será muito interessante! Estamos fazendo notebooking com esse mesmo material eh muito bom!bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi querida, paz minha amada tudo bem? tenho sido muito edificada com o seu compartilhar...que o Senhor continue te usando.
    O Senhor tem despertado meu coração aqui em casa para ensinar meu filho....ele ainda tem frequentado a escola, no contra turno temos tido um tempo muito precioso juntos de ensino e compartilhar do Senhor. Mas estou um pouco perdida no que diz respeito ao que ensinar em cada ano...por exemplo ele está no primeiro aninho, tem seis anos...comprei o livro trivium, 1 edição em portugues...mas ainda não chegou.....é a unica referencia que tenho....vc poderia me indicar alguma literatura.....algo que possa me ajudar a preparar as aulas para ele...por enquanto tenho trabalhada apenas a alfabetização, mas tenho visto q ele gostaria de algo a mais, mas na faixa etária dele, não sei por onde começar em cada disciplina, vc acha q o trivium vai me ajudar?? Ou preciso e algo a mais?? Queria saber o que dar para ele na sequencia correta de cada ano sabe....obrigada querida...Deni

    ResponderExcluir
  4. Lisandra, Muito obrigada por compartilhar os materiais que você utiliza. Começarei a ensinar minha irmã mais nova quando concluir o fundamental 1 da escola, por isso tenho procurado muito com 'qual' livro ensinar exatamente. Vamos começar dentro de dois anos a ensiná-la em casa. Estou na pesquisa ainda dos materiais. O da Susan Bauer, The well-trained mind, quero comprar em inglês, porém não encontrei no site da Saraiva.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde. Gostaria de saber se este livro da Suzan Bauer tem na versão Kindle para que eu possa traduzi-lo com o programa que você indicou.Só acho a versão impressa em inglês... Se caso não tiver, você indica outro material a ser usado no estudo de história pelo método clássico que esteja em português? Obrigada!

    ResponderExcluir

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.