Conhecendo a Educação clássica

Voltando as raízes da aprendizagem...


       Minhas pesquisas com o ensino clássico começaram há dois anos quando através de amigas ouvi falar sobre Trivium. Confesso que logo que ouvi sobre o assunto achei tudo muito rebuscado demais para o ensino em casa que em minha idéia deveria ser mais simples.

     Quando comecei a ler sobre o assunto fui direto aprender sobre a prática, o como fazer, não me detive muito na teoria. Procurei sites e blogs de mães de fora que utilizam o estilo clássico e abrem o "jogo"mostrando suas experiências.

Exemplos de blogs que tenho lido

http://www.halfahundredacrewood.com/2012/08/classical-conversations-at-home-yet/
http://www.homegrownlearners.com/
http://www.nurturinglearning.com/classical-conversations-our-homeschool-year-in-review/
http://simplehomeschool.net/


    Neste momento me apaixonei.. tenho aprendido com esta metodologia  que posso focar no mais importante e abordar de uma maneira mais eficaz os conteúdos para o período de aprendizagem que meus filhos estão passando;

    O ensino clássico é o ensino que se baseia nestes períodos para sua prática diária:


Período gramatical até os 9 anos de idade: Neste período a criança ama aprender fatos, conceitos e vocabulário. Devemos dedicar o tempo  de rotina para fornecer o máximo de vocabulário possível dentro dos mais diversos assuntos ou conteúdos. Estamos formando o alicerce para um posterior conhecimento mais profundo em ciências, português, história, geografia, matemática, inglês e até latim ( para as mais corajosas):)
Pode-se utilizar rimas, músicas e repetições para melhor memorização dos fatos estudados.


Período dialético dos 10 aos 13 anos de idade: Período de questionamentos, comparações e classificações do conhecimento adquirido no estágio gramátical. Comparar, classificar e entender as palavras e regras que elas possuem. Neste estágio a maioria do conteúdo estudado deve ser feito através do diálogo por isso o nome dialético.

Período retórico dos 14 anos em diante: O terceiro estágio de aprendizagem é usar o conteúdo compreendido para resolver problemas, escrever um artigo ou dirigir uma discussão oral. Comunicar o que foi aprendido no estágio dialético através da escrita, oratória ou debate. Utilizar a leitura dos conteúdos, para contextualizar, debater, expressar seu pensamento crítico e aplicar.


   Alguns livros têm me ajudado muito para a prática do período gramatical que é o estágio dos meus pequenos hoje, ao clicar nos links você vai encontrar resumos de alguns capítulos dos mesmos.



3) The Core ( Bortins L)


Alguns links dos livros na amazom brasileira...os preços mais baixos são de ebook...





5 comentários:

  1. Tenho adorado o estilo clássico, infelizmente há pouco em português onde buscar, e eu não falo inglês :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente ainda há pouco em português mas isso é por que a educação domiciliar esta recém começando aqui logo logo muito material será traduzido...bjs

      Excluir
  2. Também tenho me interessado bastante pelo ensino clássicoo! Poderia deixar alguns links dos blogs das mães que vc citou? Obg e parabéns, trabalho belíssimo que sempre acompanho!

    ResponderExcluir

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.