quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Como ajudar seu filho a memorizar textos e versículos!



Memorização como parte da rotina de ensino!







     Faz muito tempo que queria escrever sobre memorização pois é uma das habilidades a serem aprendidas e treinadas ainda na infância, estava só esperando o ânimo e inspiração certa chegar!

     Sabe-se que o treino de memória é muito importante não só nos primeiros anos mais na vida toda! Na infância nossa plasticidade cerebral é bem maior, então temos facilidade de desenvolver mais a maioria das habilidades que praticarmos! 

    O desenvolvimento da memória favorece a habilidade de recepção e entendimento de novas informações, a atenção e a capacidade de foco e também o armazenamento de maior quantidade de fatos. Resumindo incentiva muito a capacidade de aprendizagem!!!!


     Mesmo sabendo de tudo isso, confesso que por muito tempo tive que lutar comigo mesma para me animar a trabalhar memorização, pois não tinha a disciplina e constância necessárias para que houvesse mais frutos e isto me frustava. Incentivava a repetição de um versículo por alguns dias e depois não fazia mais até a outra semana, não tinha aquele "tino" diário...as vezes não tinha aquela força interna que nos tira da inércia.  
  
  Meu "pequeno" mais velho nunca foi uma criança "parrot" (o que é muito bom ser...meio papagaio...sinal de interesse auditivo), falou cedo mas não era de ficar repetindo tudo o que ouvia, não gostava de repetir nem o que pedíamos para ele repetir... talvez  isso aumentava minha dificuldade em perseverar. Quando ele tinha dois anos começava a tentar a memorização de um pequeno verso e como ele não queria repetir, não forçava e eu mesma acabava desistindo. 

   Com o tempo tive que encarar meus desânimos! Percebi que o que precisava era perseverar na repetição diária, uma atividade de cinco minutos por dia...só! E isso deu muito fruto!


    Repetição diária com disciplina  é a chave para fazer qualquer trabalho render principalmente o de memorização!
 
Algo que me ajudou muito foi não esperar que logo ao falar um versículo novo, meu  filho já tivesse capacidade de repetí-lo todo. Ele precisava de uma sequência e de um "time" certo.


Abaixo uma idéia de sequência de apresentação de versículo ou verso novo...

1) Primeiro passo falar o versículo ou poema e tentar explicar o significado de cada palavra, se necessário fazer o desenho das palavras principais para ilustrar!
2) Repetir para a criança duas a 3 vezes ao dia o versículo alvo. Sem esperar que ela repita.
3) Depois de 3 dias à uma semana repetindo ( isso dependerá da resistência e habilidade de cada criança)  divida o verso em duas ou três partes e peça para criança repetir a primeira parte.
4) Pedir que repita partes mais longas;( duas partes)
4) Pedir que repita o verso todo ( vc fala todo e ela repete todo) uma ou duas vezes ao dia.
6) Dar só "prompts":falar só o início do verso, ou algumas partes do meio para ajudar e a criança continuar;
7) Passar mais uns dias pedindo que repita todo o verso.
8) Revisar o texto memorizado com certa frequência para que essa informação se solidifique e não seja perdida!

Existem crianças que são mais auditvas ( estas têm muita facilidade em memorizar o que ouvem) se seu filho é assim pode comemorar e aproveitar esta habilidade ao máximo, exigindo versículos mais longos logo de início. Existem crianças que são mais visuais...(tem facilidade de memorizar o que vêem) com essas muitas vezes são necessárias outras alternativas para desenvolver  a capacidade memorizar melhor o que ouvem.


Além dos passos importantes que forneci antes, aprendi que com crianças visuais podemos usar algo muito fácil: gestos!!! Esta foi a minha grande descoberta este ano. Mesmo sendo fonoaudióloga demorei a me dar conta....mas ainda bem que nunca é  tarde!


   Comecei a fazer gestos bem simples de algumas palavras chaves do versículo: como o número um para "único", abrir e fechar as mãos para "graça", levar as mãos para frente para "caminho", comecei a misturar até libras nos gestos como fazer a "letra B" e passar a mão na cabeça para "bondade", fazer o sinal em libras para a palavra "verdade". Isso tem ajudado muito! As vezes faço os gestos só quando apresento o versículo da vez, as vezes repito os gestos como pista para ele continuar algum versículo que está falando.

Vale a pena falar algumas palavras do verso usando língua brasileira de sinais ( Libras) se você quiser aprender algumas é só entrar no dicionário on line..:<>

Neste link:
Na figura abaixo mostro o gesto da palavra "verdade"

Tenho trabalhado memorização de textos grandes como salmo 23, 24 e tem dado certo, claro o pequeno cresceu mas sei que estas estratégias ajudaram muito, principalmente a da consistência na repetição.

Falando em constância.... consistência... como fazer para ir revisando constantemente os versículos, versos, poesias e textos já memorizados?

    Depois de decorar um versículo...ele não pode deixar de ser repetido de tempos em tempos pois será esquecido!

   Esta semana comecei a organizar os versículos que já havíamos memorizado, pois outra dificuldade  minha era de ir revisando os versículos já aprendidos, acabava deixando de repetir os que já havíamos decorado, alguns não retomava mais e assim muito se perdia...

  Até que conheci um método de fichas da Charlotte Mason e fiz algumas adaptações que achei interessantes, gostei tanto do resultado que me inspirei para escrever este post. Gravei até um vídeo do meu fichário adaptado!!! Para quem quer ser organizar nesta área vale a pena assistir o vídeo, que é simples mas acho que ajuda mais do que se fosse descrever digitando. O que não entenderem perguntem nos comentários...:)

Mini fichário de memorização




É interessante também, no arquivo grande de conteúdos trabalhados no ano ter uma divisória para memorização. Nesta ir colocando as memorizações com a data que o mesmo foi memorizado, isto é uma forma de registro muito importante aconselhada por Suzan W.B ( The well trained mind);


Seguimos então perseverantes porque ao seu tempo colheremos os frutos do nosso trabalho!!!


Espero que tenha ajudado vocês com estas dicas....Deus nos abençoe em tudo!


7 comentários:

  1. Muito boa a dica para memorização.

    ResponderExcluir
  2. Você tem nos ajudado tanto, mas tanto, que só Deus para retribuir!! Muito obrigada por esse blog maravilhoso! Você é incrível!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi Ana me alegro muito por estar te ajudando!!! Tenho gostado muito de escrever, buscar e editar imagens, me relaxa e me ajuda a me organizar mentalmente!É uma benção pra mim! O Senhor nos faz incríveis para sua Glória! Obrigada por tirar um tempinho e deixar um comentário! Muito obrigada! Um grande abraço!!!

      Excluir
  3. Gostei muuuuito do post, Deus te abençoe pela disposição em compartilhar esses conhecimentos, faremos o método, com certeza! Estávamos precisando, e veio como um presente! Começaremos com orações...depois os Salmos, versículos...ahhh que bom!!! agradeço de coração.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o conteúdo e foi com certeza de quem tem conhecimento pela obra de Deus que é muito importante para auxiliar grandes profetas de Deus. Obrigada e Deus abençoe.
    Nesse artigo abaixo encontrei também possui 10 dicas de como decorar os livros da Bíblia.

    http://adoradoresgospel.com.br/como-decorar-os-livros-da-biblia/

    ResponderExcluir
  5. Para memorizar versiculos, aqui em casa ouvimos versiculos cantados, no youtube tem a Biblia Cantada, Salmos do Ministerios Trazendo a Arca e Krozz Band.

    ResponderExcluir

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.