quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Atividades sobre a China antiga!

Estudando a China antiga



          Neste ano fizemos duas semanas de estudo sobre a China, a primeira semana foi mais no início do ano estudando o capítulo 10  de STOW1 e a segunda agora em novembro para estudar o capítulo 32.

Os primeiros habitantes da China


        Para os assírios e babilônicos a China fica no leste distante, quase no "fim do mundo". Como todos os povos antigos...egípcios, babilônicos e Assírios o povo chinês também começou sua história perto dos rios para sobreviver.
      Os primeiros chineses, que a história pode contar, viviam no Vale do rio Amarelo entre o rio Amarelo  o  rio Yangtse com suas plantações, principalmente de arroz.



pintura do mapa do Vale do rio Amarelo




Estudamos sobre um dos primeiros líderes chineses, Huang di e sua esposa Lei Zu.


        Lei zu é famosa pela legendária história de como descobriu o bicho da seda. Um dia no jardim, um cazulo caiu no seu chá e ela descobriu um lindo fio brilhante. Vendo isto teve a idéia de tecer um tecido com o fio e fez a primeira roupa de seda para seu marido. Por um bom tempo, este foi um grande segredo que fez a china se destacar pela fabricação da seda.



Documentário sobre a fabricação da seda... e o bicho da seda no Brasil... Josué ficou muito triste aos saber que os bichos da seda são mortos para produzirem o tecido.




Lei zu e sua roupa de seda

 Tinha um roupão de "seda"para mostrar e servimos um chá para imitar a Lei Zu em seu jardim.
Estudamos o capítulo em casa e depois fazemos a revisão em grupo. Nesta revisão fomos desenhando no quadro o mapa e recontando os aspectos importantes do capítulo.

provando chá em xícara de porcelana


Conversamos sobre a porcelana chinesa,  material que os chineses começaram a fabricar xícaras,
e com uma massa branca fizemos um bowl (pote arredondado) para pintar...


moldando a massa para fazer o pote de porcelana


pintando pote de porcelana que fizemos


a pintura ficou muito fofa lembrou mesmo uma árvore e um passarinho


A primeira Dinastia


       As histórias de Huang di não foram registradas eram apenas contatadas de geração em geração. O primeiro registro de governo chinês foi sobre o líder Tang, da família Shang. Esta família governou a China por mais de 500 anos o que era chamado de Dinastia. ( uma família governando por muitos anos passando a coroa de pai pra filho, de irmão pra irmão...)

Filme sobre as grandes dinastias da China:




Pictogramas Chineses


Nesta Dinastia os Chineses começaram a utilizar a escrita para registrar a história, eles usavam figuras para escrever: os pictogramas. Figuras simples pintadas com tinta para escrever mensagens simples.



pictograma criado por Josué



Agora em novembro tivemos mais uma semana, com o capítulo 32 de STOW1, estudamos a:


Caligrafia Chinesa: desenvolvimento da escrita


A escrita chinesa apresentou uma evolução com o passar do tempo e deixou de ser formada por figuras pictográficas para carácteres, figuras mais difíceis de serem interpretadas.

Estes caracteres eram pintados a mão e começaram a ser impressos com carimbos, para a impressão de livros. Os chineses foram os primeiros a utilizar a impressão em forma de carimbo.

Na figura abaixo podemos observar o desenvolvimento da escrita pictográfica para caligráfica:





Como atividade, copiamos com pincel e tinta alguns caracteres da caligrafia chinesa



caractere da caligrafia chinesa

copiando com a ajuda de uma papel vegetal seguindo as linhas que formam o caractere


O primeiro imperador Qin e a Grande Muralha da China

Lemos também sobre o primeiro imperador chinês Qin ( Chin), que deu origem ao nome do império, e seu enorme projeto de defesa para o império Chinês: A grande muralha da China. Muralha que protegia o norte da china dos invasores bárbaros e que demorou centenas de anos para ser construída.

Filme em português sobre a Grande muralha da china:








O imperador Qin ( Chin) ficou muito famoso por construir quase que uma cidade subterrânea para ser seu túmulo, fez milhares de soltados de terra cota para "proteger sua tumba" esses soldados foram encontrados por arqueólogos dois mil anos depois.

Filme sobre os achados arqueológicos de Chin, uma das maiores descobertas arqueológicas do século 20,


Para saber nosso método de estudo de história clique em:

http://tempoemcasa.blogspot.com.br/p/aprendendo-historia.html

Para mais idéias sobre atividades de estudos da china antiga siga nossa pasta de pinterest abaixo:

Um comentário:

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.