segunda-feira, 3 de abril de 2017

Fazendo pintura à fresco estudando a India na Idade Média

India e o império Gupta! Fazendo pintura em gesso!





A India é formada por diferentes territórios no leste uma parte rochosa e montanhosa, A cordilheira do Himalaia onde se encontra o monte Everest, pico mais alto do mundo. Logo abaixo um terreno fértil ao redor do Rio Ganges, o rio mais importante, onde começou a civilização. Ao oeste o deserto de Tara, ao sul a costa e o Rio Hindu. O que já era conhecido por nós nos estudos da Idade Antiga







 Assim em outros territórios que estudamos, era dividida em pequenos reinos até que um dos reinos começou a conquistar territórios e iniciou o primeiro império, a dinastia Gupta, que durou quase cinco gerações. Já haviamos estudado o conceito de dinastia quando estudamos a China antiga. A Dinastia Gupta conquitsou e reinou sobre todo o norte da India.

   Na idade média este império ja estava bem formado e a India viveu seu período de glória, a era de ouro. O  Império Gupta foi um império rico, culto e pacífico. Nesta era a India fez grandes contribuições para ciências astronômicas e a matemática.

Neste vídeo abaixo tem algumas informações a mais sobre o império gupta e suas contribuições.





   A era de ouro da Indía durou até sofrer o ataque de uma tribo bárbara procedente do território romano, os Hunts.  Esses bárbaros já haviam atacado o império Romano.
    O império Gupta governado por Skandagupta conseguiu ganhar a guerra e mandar os bárbaros embora, skandagupta foi exaltado e adorado pelo povo que começou a fazer estátuas de homenagens ao mesmo. Mas a India começou a viver um período de crise enfraquecimento e pobreza até que a dinastia acabou e o império se dissolveu.

moedas em homenagem a Skandagupta


     Nesta época os monges indianos que adoravam e seguiam a Buda, monges budistas, construíram as cavernas de Ajanta. Uma das 7 maravilhas da India. O monges usavam estas cavernas como monastérios e fizeram artes impressionantes ali. Esculturas nas rochas, colunas, elefantes, tronos e muitos budas, fizeram da caverna um legítimo palácio.








 Muitas pinturas a fresco foram encontradas nas cavernas Ajanta.







Como atividade prática fizemos em grupo pintura a fresco.


Materiais: gesso em pó, água, pano e papelão, tinta aquarela e pincel.
Cada criança tinha seu retângulo de papelão com um pano onde foi colocada a massa do gesso preparada com elas. A massa precisa ficar uns 15 minutos em repouso para depois se pintada. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.