segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Grécia: artesanato, Odisséia, comidas e jogos olímpicos!


Estudando sobre a Grécia antiga

A primeira civilização da Grécia:





     Após algum tempo desaparecimento da civilização Minóica a ilha de Creta foi sitiada pelos Miscênicos, povo que veio da cidade de Miscênia na Grécia. Após esta conquista os miscênicos aprendenram a fazer barcos de guerra e conquistaram praticamente todas as pequenas ilhas do mar Egeu. Em cada ilha construíram uma cidade "colônia".
     Os miscênicos eram o povo mais forte da Grécia pois eram muito bons guerreiros: possuiam armaduras, lanças, flechas e escudos de bronze e táticas de guerra como o uso de cavalos e carruagens.
  Após este períodos povos bárbaros aprenderam a usar estas táticas criando armas de ferro ainda mais fortes e dominaram a Grécia. Após centenas de anos estes bárbaros foram se tornando civilizados e acabaram sendo conhecidos como gregos.


Algumas de nossas atividades gregas:

Vaso grego

Padrões gregos em vaso... conhecemos alguns padrões de pintura grega como inspiração para pintura de vasos de cerâmica



Comida Grega...Greek Donner...

Almoço em restaurante grego com os colegas... além de nos sentirmos as margens do mar mediterrâneo pelas janelas gregas típicas atrás da mesa, aprendemos algumas palavras em grego que estão descritas no jogo americano e saboreamos um bom molho grego e duas receitas super especiais... Greek Donner


O Alfabeto grego



     Conhecemos esta história porque estes novos gregos ( os primeiros gregos) aprenderam a escrever e a ler. Escreveram suas histórias seus mitos e seus contos contados para suas crianças. Os gregos usavam suas próprias letras que provavelmente algumas aprendenderam dos povos Fenícios.

    O Alfabeto Grego deu orígem a própria palavra Alfa-beto (Alfa e Beta). A maior parte letras do nosso alfabeto são do alfabeto grego.







    Josué treinou a escrita do seu nome em grego, ficou chateado por não haver a letra J no alfabeto, tive que dar uma pesquisada para entender que o I era utilizado no lugar do Jota no período e até hoje algumas línguas têm o som do I para o J como o alemão.

treinando o seu nome em grego


Pintura da carruagem de guerra grega



As Histórias de Homero



       Quando os gregos começaram a escrever , um homem decidiu registrar histórias antigas contadas pelo povo há anos. Seu nome foi HOMERO, ele ouvia as histórias e as escrevia em grego. Duas histórias famosas que Homero escreveu Foi o longo poema Ilíada sobre a Guerra de Tróia, e Odisséia, a história do guerreiro Ulisses que após lutar na guerra de Tróia voltou navegando para sua casa e acabou se metendo em grandes problemas na viagem. Ulisses levou vinte anos para chegar em casa e a o livro Odisséia conta os detalhes de cada aventura que ele viveu nesta longa viagem. uUma verdadeira Odisséia.



A Odisséia




A Odisséia
   
O Ciclope de a Odisséia



Lemos em voz alta o livro a Odisséia da editora Abril Cultural, uma edição super recomendada. Pensei que Josué não iria gostar da leitura por causa do vocabulário, mas pelo contrário amou as aventuras de Ulisses. Parecia que não queria que o livro acabasse.




Ulisses
o mapa das viagens de Ulisses




História dos Jogos Olímpicos:


     Na história da Odisséia alguns esportes apareceram como corrida, luta e lançamento de dardos nos quais o herói Ulisses era imbatível. Gregos amavam histórias de força e coragem!


   Além de nas histórias eles celebravam a coragem e força também em um festival de jogos Olímpicos, os mais fortes gregos vinham para os olímpicos ganharem prêmios. Este festival no início era realizado quando a paz era estabelecida entre duas cidades depois de anos de guerras, para honrar a zeus o chefe dos deuses. Este festival teve este nome por causa do monte Olímpus, monte  em que para eles moravam os deuses.
    Na festa os Gregos faziam sacrifícios e corriam corridas, os vencedores ganhavam uma coroa de ramos para usar na cabeça simbolizando a paz.

    Com tempo os jogos foram sendo feitos de 4 em 4 anos e gregos de todas as cidades participavam. Outros jogos foram acrescentados como corrida de cavalos, lutas e o PENTACLON: lançamento de disco, dardo, lança, salto e corrida.
Só homens podiam participar, eles achavam que com sua força e corpo treinados estavam honrando a deus.

   Os vencedores eram tratados como heróis, participavam de banquetes de honra, quando voltavam pra casa recebiam comida e dinheiro pelo resto de suas vidas.




Atividade olímpica


Fizemos um pequeno jogo olímpico com corrida, lançamento de dardo e lançamento de bola.... as crianças gostaram muito, com direito a coroa da paz que confeccionaram.

coroa da paz...










Filme sobre a história das olimpíadas parte I e parte II



Para acompanhar e entender a fonte de nossos estudos de história clique em http://tempoemcasa.blogspot.com.br/p/aprendendo-historia.html


Acesse nossa play list de vídeos interessantes sobre a Grécia no link abaixo

https://www.youtube.com/playlist?list=PLTCjcl980iYAMRHGSX-BrRdnSlh7hN5e4


Acesse nossa pasta pinterest sobre a Grécia para mais idéias de atividades:

Um comentário:

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.