domingo, 26 de março de 2017

Império Bizantino... Idade Média

Constantinopla, a divisão dos cristãos: capitulo 2 (Midle Ages volume 2 Story of the world)



   Iniciamos a idade média revisando a divisão do império romano e sua queda. Teve uma parte do império romano que não foi destruída: a região de Constantinópla. Essa região começou a conquistar novamente os países que os bárbaros invadiram, dando início ao Império bizantino.

Revisamos o capítulo em grupo e fizemos algumas atividades práticas relacionadas ao tema:




Mosaico bizantino: mosaicos iniciados no templo Hagia Sophia, tendo como característica as peças ou ouro e metais...para brilharem com o sol. abaixo no post explico melhor sobre o Mosaico bizantino.

Nada melhor que um spray dourado algumas pedras e peças de mosaico para trabalhar:











 



Como, em Constantinópla, uma das comidas apreciadas era a lentilha com sálvia e o peixe...fizemos em conjunto a receita da lentilha..e comemos com peixe.











O império Bizantino teve vários líderes, um dos mais importantes foi o imperador Justiniano e sua esposa Theodora, ele foi o responsável por expandir o império e criar um código de leis único para governa-lo.
 Conversamos sobre algumas leis deste código, código Justiniano, verificando se achávamos as mesmas justas.

Aqui Giovi, mesmo com 3 anos também participa do assunto..., coloriu o imperador Justiniano e a imperatriz Theodora tão marcantes neste império. Ela amou colorir uma rainha.



Vídeos em português sobre o império:


Hagia sophia




Uma das construções mais famosas do império bizantino foi a Hagia Sophia, um templo que no início era usado pelos cristãos da época, Hagia Sophia é uma das maiores construções do idade média, com uma cúpula central gigantesca. Por dentro suas paredes e tetos eram cheios de mosaicos feitos de tesseras as de vidros pintadas de ouro.
           
Mas os bizantinos contruíram muito em todos os lugares do império principalmente templos da igreja ortodoxa. Aqui colamos no mapa algumas das principais.





                      
Mosaico Bizantino.




https://www.youtube.com/watch?v=aOExHX45jLQ


Divisão da igreja cristã


Com o império bizantino... a igreja cristã se dividiu em católica romana e ortodoxa, principalmente por não concordarem em terem um líder só sobre toda a igreja como o papa. Estudamos sobre o conto que os cristãos bizantinos passaram de geração em geração, a história de Nicolas e o que sobrou da mesma... uma historia que cada vez mais foi deturpada pelo o povo e hoje conhecemos o mesmo por papai noel. Foi interessante conversar e explicar sobre isso.

aqui um vídeo que encontrei sobre a história,,,


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.