quinta-feira, 7 de julho de 2016

Mesopotâmia e povo judeu!

 Abraão da Mesopotâmia!




Após alguns capítulos conhecendo povos idólatras, de uma forma única a autora leva a criança a entender o chamado do Verdadeiro Deus e o início de seu povo na terra! Emocionante!







      A autora faz um link mararvilhoso  com a história do povo de Deus dando continuidade aos estudos de história ( mais detalhes do estudo de história aqui).

Uma das cidades do Império de Sargão, na Mesopotâmia era Ur e um homem muito importante viveu em UR dos Caldeus. Abraão....!!!! O pai da fé, aquele que creu primeiro de todo o coração em um Deus que não se vê, mas que tudo pode fazer! Exemplo de fé verdadeira.

Estudamos então a história de Gênesis... O pai de Abrão era um mercador importante em Ur ( uma cidade promissora para negícios pois ficava próximo ao rio Eufrates) mas com ao morte do imperador as cidades começaram a guerrear, e tribos selvagens começaram a invadir a mesopotâmia.
Terá ( pai de abraão) após muitas orações a seus deuses principalmente o deus Lua que era o principal ídolo de Ur, decidiu partir para o Norte da mesopotâmia, levando Abrão e Sarai, foram para uma cidade muito rica e promissora chamada Arã.

Uma noite Abraão caminhando no campo ouviu uma voz chamando seu nome,e perguntou quem é você? Você é um dos nossos deuses? a resposta foi:


  "Eu sou o único Deus. Não há outro Deus além de mim!"

Foi então que Deus mandou Abrão ir para Canaã uma lugar com poucos rios, não desenvolvido e com muitas tribos selvagens. E Abrão obedeceu!

Em Canaã Abrão recebeu a promessa: Obedeça e me adore que te darei esta terra e te farei pai de uma grande nação...



Assim a história continuou até Jacó... e a ida de José para o egito... toda a provisão e proteção de Deus com seu povo especial  vista na vida de José.


A nação Israelita se formando a partir dos filhos de Jacó e José e se tornando muito grande no Egito. Continuaram adorando o Deus vivo como único Deus em meio a idolatria do povo egípcio.



Desta vez Josué fez o traçado por cima do mapa da mesopotâmia, canaã, Mediterrâneo com o uso do papel vegetal ....


Depois de pronto fez o caminho de Abraão de Ur até Arã e até Canaã...


E de canaã até o Egito!

Ama fazer estas atividades de mapa...e eu fico feliz com o empenho dele...



 Como atividade prática...pintamos a colorida túnica de José!!!!;) coisa mais amada!










E nas nossa devocionais matutinas dramatizadas...construímos a tenda de Abraão em Canaã...minha pequena amou brincar de ser Sara com o baby Isaque!







 Nosso José.... acabamos também dramatizando a cena de José sendo preso e levado para o Egito, até o poço foi feito de almofadas....


     Entender a palavra de Deus tendo uma base histórica por trás faz toda a diferença pois já havíamos estudado a história e características dos povos egípcios e mesopotamicos antes de iniciar o povo Hebreu. Muito precioso tudo isso!

No pinterest temos uma pasta só de abrão e José do Egito com várias idéias de crafts!!!!

Vídeos You tube Mesopotâmia e os Hebreus:



Um comentário:

  1. Estou amando seu blog, está. Cooperando muito com minha família. Nesse início de homescholling.

    ResponderExcluir

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.