sábado, 4 de junho de 2016

Guia para percepção auditiva e As quatro estações de Antônio Vivaldi!



Apreciação da música As quatro estações...Vivaldi





     Após um mês apreciando esta majestosa composição de Antônio Vivaldi só tenho uma coisa a dizer: é uma das melhores músicas para uma criança apreciar e despertar sua escuta clássica. 

 







    Estudando sobre os compositores  do período Barroco em um grupo mães e filhos decidimos por esta música, pois uma das mães havia pintado quatro quadros comparando as quatro estações do ano.
   E essa foi uma ótima escolha! Vivaldi Compôs cada uma das partes deste concerto pareando com um Soneto (poesia) que possivelmente ele mesmo escreveu.
   
   No soneto ele descreve cenas de cada uma das estações e em sua músicas podemos perceber cada uma destas cenas auditivamente. Como se a música trouxesse a poesia à vida! Lindo demais!
   
     No outono ouvimos a festa da colheita, os sons das caçadas. Na inverno ouvimos os violinos fazendo o tremor do frio, o Vento Norte. Na primavera ouvimos os violinos fazendo sons de passarinhos. No Verão sentimos como se alguém estivesse sob um calor escaldante e a queda de uma tempestade súbita típica de verão.

    
    Há algum tempo tenho pensado em como descrever em um post esta experiência tão rica, em que as crianças trabalharam sua percepção auditiva e também despertaram para o conhecimento comparativo das diferenças climáticas e comportamentais da natureza, dos animais e do próprio ser humano em cada estação do ano.  A característica de cada estação gerada pela posição da terra em relação ao sol, algo estupendo e grandioso, obra maravilhosa do Criador!


Como fizermos:

- Cada semana estudamos uma parte da música, uma estação; o tema era ler o poema e depois escutar a respectiva parte da composição em casa. Em nossa casa conseguimos escutar umas duas vezes na semana falando sobre o poema e depois percebendo as características do poema na música. As vezes colocava a música na hora do café da manhã ou almoço como um plus.

- No dia do grupo ouvíamos novamente todos juntos conversávamos sobre a música, sobre o poema e sobre as características daquela estação. Como as crianças do grupo tem a idade de 4-7 anos de idade, muitas nunca haviam parado para pensar nas estações do ano com tantos detalhes.

- Iniciamos pelo outono já que era a estação do momento.

Esta experiência você pode fazer em um grupo ou com seus filhos em casa, utilizando também o desenho para enriquecer ainda mais a atividade.

Vida de Vivaldi: Neste Link você encontra o texto e o modo de fazer a narrativa da Vida de Vivaldi. Estudando sobre Antônio Vivaldi

Poema: Você pode baixar o poema escrito em letras de forma e separado por estações, já preparado para a criança poder ler e você realizar a sequência de apreciação poema/música começando na estação que quiser. Poema das quatro estações de Vivaldi com letras de forma para impressão.

Música: Neste link você baixa gratuitamente a música inteira. ( Não se preocupe pois esta música está em acervo público portanto não estamos fazendo pirataria)

Coloco abaixor o poema no post e para cada andamento vou acrescentar o link sonoro e os detalhes perceptivos a serem comentados com as crianças, os quais você pode ressaltar para a criança identificar auditivamente na música.


Poemas das quatro estações de Vivaldi 

Primavera


1º andamento (Allegro)
A primavera chegou
Os pássaros celebram a sua chegada com canções festivas
e riachos murmurantes são docemente afagados pela brisa
Relâmpagos, esses que anunciam a Primavera,
rugem, projectando o seu negro manto no céu,
para depois se desfazerem em silêncio
e os pássaros mais uma vez retomam as suas encantadoras canções.

Detalhes para o trabalho de percepção auditiva:
1)Perguntar para criança:
 Você pôde o início ouvir a alegria da primavera e os pássaros cantando? 
Você ouviu o violino fazendo um trovão?
No final os passarinhos "cantaram novamente?
2) Ao ouvir com as crianças você pode pedir para elas fazerem um gesto de passarinhos( Ex.dedos abrindo 
e fechando) quando perceberem os violinos fazendo o som, ou fazerem um gesto de raio ( mão descendo na diagonal)
quando ouvirem o som do violino lembrando um relâmpago.

2º andamento ( Largo)

No prado cheio de flores com ramos cheios de folhas
os rebanhos de cabras dormem e o fiel cão do pastor dorme a seu lado.

Detalhes para a percepção: Comentar com elas sobre os andamento largo que é lento, e perguntar se esta música da a sensação de sono...
Esta música soa como descanso, você pode fingir que está dormindo ouvrindo a música? 
Você pode imaginar alguém dormindo?
Pedir para elas fazerem o desenho de campo com flores, cabras, cão e pastor.( ouvindo a música)

3º andamento (Allegro)

Levados pelo som festivo de rústicas gaitas de foles,
ninfas e pastores dançam levemente sobre a brilhante festa da Primavera.

Detalhes para percepção
Comentar sobre o andamento, ritmo Allegro ( palavra italiana que significa cheio de alegria e rápido);
Você sabe o que é uma gaita de fole? Mostre para criança o som de uma gaita de fole (use o google).
No início você consegue ouvir como se os violinos fizessem o som de gaita de fole?
Nesta andamento podemos ouvir passagens que nos lembram pessoas dançando? 
Vamos tentar achar estas passagens?



Verão

1º Andamento ( Allegro non molto)

Sobre uma estação dura
de um sol escaldante o homem descansa,
descansa o rebanho e queima o pinheiro
Ouvimos a voz do cuco;
ouvem-se então as canções doces da pomba
Doces aragens agitam o ar ...
Mas os ventos ameaçadores de norte subitamente aparecem
o pastor treme temendo a violenta tempestade e o seu destino.
Comentar com a criança sobre o andamento que é "rápido mas não muito""

  Detalhes para percepção:
- Comentar com a criança sobre o andamento que é "rápido mas não muito"" 
- a peça inicia lenta as pessoas  e animais descansando por causa do calor desagradável; 
- no meio da música ela se torna mais rápida: por causa da "doces aragens" ou "suave brisa"
- a parte mais forte, com maior volume é o vento norte repentino;
- mais adiante os passarinhos voltam a cantar através do violino;
- No final da música você consegue perceber um som mais assustador? pode representar os medo dos pastores
 com relação a uma possível tempestade.

2º Andamento ( Presto e forte)

O medo dos relâmpagos e ferozes trovões
roubam o descanso aos seus membros cansados
As moscas voam zumbindo furiosamente

Detalhes para a percepção:
- andamento presto e forte ( suave e lento/forte e rápido)
- esta troca de intensidade é bem perceptível neste andamento, então as crainças podem ficar em pé
ou levantarem as mãos quando ouvem o forte e abaixarem quando escutam a parte suave, 
o que você prefere um som forte ou um som suave?
- A música soa como alguém que está descansando e de repente está com medo?

3º Andamento (Presto)

Infelizmente os seus receios estavam justificados
os trovões rugem e majesticamente cortam o milho e estragam o grão.

Detalhes para percepção:
- Andamento presto: muito rápido!
- Você pode perceber os relâmpagos e trovões desta grande tempestade?
- Podemos perceber um queda dos relâmpagos por que os violinos fazem uma passagem rápida
do agudo pro grave....as quedas...
- Os pastores tinham razões para temerem?
- Esta tempestade parece assustadora?

Outono

1º Andamento (Allegro)

O camponês celebra com canções e danças
a felicidade de uma boa colheita.
Instigado pelo licor de Bacus,
muitos acabam a festa dormindo.

Detalhes para percepção:
- Andamento Allegro: rápido e cheio de alegria!
- Neste andamento você consegue perceber um som alegre e de festa?
sim os camponeses estão alegres com a colheita!
- Tente perceber que em alguns momentos a música fica lenta e suave demonstrando que alguns festeiros
pegam no sono de cansaço.

2º Andamento (Adágio molto)

Todos esquecem as suas preocupações e cantam e dançam
O ar está temperado com prazer e
pela estação que convida tantos, tantos
a saírem do seu recobro para participarem e se divertirem.

Detalhes para percepção:
- Andamento adágio molto: muito lento;
- Você consegue ouvir como está música soa como um sono doce e profundo?


3º Andamento ( Allegro)

Os caçadores aparecem com a madrugada
com trompetes e cães e espingardas começando a sua caçada
A caça foge e eles seguem o seu rasto
Aterrorizada e cansada de tanto ruído
de espingardas e cães, a caça, ferida, morre.

Detalhes para percepção:
- Andamento Allegro: rápido e cheio de alegria!
- A música começa como uma marcha dos caçadores suas cornetas e cachorros iniciando a caça!
- Ocorre um aparente dueto entre a caça e o caçador... o som de marcha ou cavalgar dos violinos em conjunto;
e o som  do violino fazendo um solo :a caça  fugindo
- Este andamento merece uma dramatização, em casa fazíamos que éramos caçadores e quando entrava o solo
do violino interpretávamos a raposa fugindo ( tudo no tapete da sala). Fantástico andamento Josué gostou demais!

Inverno

1º Andamento ( Allegro non molto)

Tremendo de frio, no meio de cortantes ventos
os dentes tremem de frio.

Detalhes para percepção:
- Andamento Allegro não molto: não muito rápido!
- Tremores magnificamnete representados pelos violínos.
- A música inicia com um som de tremor por causa do frio;
- Tente perceber alguns momentos em que um violino toca sozinho:  ele tenta representar uma pessoa correndo 
e batendo os pés tentando se aquecer;
- Você consegue perceber alguma parte desta música que soa como o bater dos dentes?

2º Andamento ( Largo)

Descansa contente na sala
enquanto os que estão fora são atingidos pela chuva que não para.

Detalhes para percepção:
- Andamento Largo:muito lento!
- Ouvindo esta parte você consegue se imaginar em uma sala quentinha em frente à uma lareira?

3º Andamento (Allegro)

Andamos com cuidado no caminho gelado com medo de escorregar e caír
depois voltamos abruptamente e com cuidado, mas caímos no chão e
atrevassamos o gelo enquanto não se quebra;
voltamos a sentir o cortante vento norte apesar das portas fechadas
isto é o inverno que não obstante tem as suas delícias.

Detalhes para percepção:
- Andamento Allegro: rápido e cheio de alegria!
-  A música começa lenta como se estivéssemos caminhando cuidadosamente sobre o gelo.
- Você vais senti a música ficando rápida como se alguém estivesse
 fugindo e correndo para não cair no gelo quebrado?
- Mais próximo do final o som de um violino do agudo pro grave é o som do vento Norte cortante de forte.



Espero que muitos aproveitem esta atividade musical!


Para o estudo da Vida de Vida do compositor AnTônio Vivaldi clique aqui










Para Download do notebook de compositores do período barroco se inscreva:


9 comentários:

  1. Excelente sugestão!
    Meu filho está em uma escola tradicional, mas sempre faço alguma atividade com ele. Uso muito a coleção de Cds do maestro classic http://www.maestroclassics.com (não recebo nada pela propaganda)
    Já "estudamos" Peter e o Lobo e o Aprendiz de feiticeiro.
    Ouvimos música clássica 90% do tempo em casa e no carro. Já é natural a melodia para meu filho de 4 anos
    Por isso aconselho sempre a todos deixar a música clássica invadir os lares. Ela não tira a concentração, não interfere nos estudos, é a prova do tempo.
    Vou organizar algumas atividades para as quatro estações de vivaldi
    Obrigada por compartilhar suas experiências.
    Michela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que boa sugestão vou dar uma olhada neste link! ainda não ouvimos no carro! obrigada por compartilhar!

      Excluir
  2. Amei!!!! Vou fazer com meus filhos! Depois conto como foi! De vez em quando ouvimos música clássica, mas só na rádio MEC. Nunca fiz algo assim tão estruturadinho... Vai ser muito bom com certeza!
    Parabéns por organizar tudo tão bem! Muito obrigada pela postagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. seria ótimo ouvir o retorno da experiência de vocês...podem perceber algum outro detalhe perceptivo! compartilhe aqui se der!bjs

      Excluir
  3. Que lindo trabalho! Parabéns!!! Vou usar com minhas meninas. Obrigada por sua generosidade em compartilhar. Depois comentarei os resultados.

    ResponderExcluir
  4. Que legal! Obrigada pela dica e por compartilhar :)

    ResponderExcluir
  5. Parabens pelo trabalho!! E muito obrigada por compartilhar!!!

    ResponderExcluir
  6. Primoroso trabalho. Muito obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  7. Nossa... que riqueza!!! Maravilhoso trabalho e que carinho em compartilhar!!! Vou tentar fazer!!!

    ResponderExcluir

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.