Estudando sobre a vida Antônio Vivaldi

Trabalho de narrativa- Compositores da música clássica

Antônio Vivaldi



Leia para a criança o seguinte texto, se ela tiver mais de 7 anos ela pode ler em voz alta.

Vida de Antonio Vivaldi


      Antonio vivaldi nasceu dia 4 de março de 1678, em Veneza na Itália. Seu Pai Giovani Batista Vivaldi era violinista profissional e ensinou muito bem seu filho Antonio Vivaldi a tocar Violino. O pai de Vivaldi também o ensinou sobre os melhores musicistas e compositores da época em Veneza.
   
     Vivaldi ficava cada vez melhor no Violino, mas não conseguiu se aprimorar nos instrumentos de sopro devido a  um problema respiratório.
   
   Na idade de 15 anos ele começou a a estudar para ser tornar sacerdote. Quando foi ordenado sacerdote da igreja ele era conhecido como "El Petre Rosso" "O padre Vermelho" em Italiano por ter seu cabelo ruivo. Logo teve que abandonar este serviço por problemas de saúde.
   
    Com 25 anos Vivaldi foi nomeado professor de Violino no Orfanato Pieta, lá  as crianças órfãs recebiam ensino, as meninas aprendiam música e os meninos comércio. As crianças mais talentosas faziam parte da orquestra e do coral e aprendiam as composições do mestre Vivaldi. Vivaldi trabalhou com esta orquestra de crianças por 30 anos de sua vida.

     Realizou alguns trabalhos musicais em Roma e Mantua, na Itália, onde compôs as quatro partes de sua composição mais famosa: "As quatro estações". Cada uma das partes ele pareou com um soneto que provavelmente foi escrito por ele mesmo.

    Vivaldi tinha fãs das famílias reais da Europa, uma de suas cantatas foi composta para o casamento do Rei Luis XV.

    Apesar de ser renomado na música, não teve sucesso financeiro. Logo sua fama foi se apagando pois surgiram outros compositores com estilos mais modernos. Vivaldi faleceu em Vienna em 1741 na pobreza, foi enterrado em um túmulo bem simples e sem acompanhamento musical.


Trabalho de narrativa:

1) Faça as seguintes perguntas para a criança responder oralmente peça para ela responder com respostas completas. Se ela responder com uma resposta curta, você oferece o modelo e pede para ela repetir a resposta. Exemplo de resposta completa"Vivaldi nasceu na Itália", exemplo de resposta simples "Itália".

Em qual país Vivaldi nasceu?
Com quem ele aprendeu tocar Violino?
Porque ele foi conhecido como o Padre vermelho?
Vivaldi formou uma orquestra com a qual trabalhou por 30 anos, quem fazia parte da orquestra?
Qual a mais famosa composição de Vivaldi?


2) Peça para criança contar com suas próprias palavras o que lembra da história da vida do Compositor. Conforme a criança for contando, anote na frente dela na folha de notebook sua narrativa . Escreva com letras legíveis para a criança poder reler depois ela mesma. Lembre-se que esta narrativa pode ser bem curta, o mais importante é que a criança vá aprendendo a sintetizar as informações mais importantes do texto.

Este tipo de narrativa pode-se fazer com crianças de 4 anos para cima, sendo que as crianças com sete anos talvez queiram escrever elas mesmos sua narrativa que pode ser baseada nas perguntas que respondeu.


ESTUDANDO MÚSICAS DE VIVALDI:

AS QUATRO ESTAÇÕES




NOTEBOOK:

Para baixar as folhas de Notebook do período barroco e saber mais sobre os benefícios de um trabalho de narrativa clique aqui.http://tempoemcasa.blogspot.com.br/2016/05/narrativa-e-musica-classica.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.