sábado, 13 de dezembro de 2014

Brincaderias bebê 13 meses!


Idéias de brincadeiras para esta fase....







Giovi cada vez mais rápida ao engatinhar, caminha somente com apoio das duas mãos, permanece parada sem apoio por longos períodos, muito interessada em guardar objetos que encontra; encaixar, dobrar, amassar, bater, colocar, tirar, abrir, fechar, riscar, puxar.

Chamando papai, mamãe, auau, naná, nenê, não, fazendo o gesto com o dedo e falando, tchau, vovó.


Algumas atividades do mês...


Pedaços de Eva em azulejo no box... Colocar e tirar da parede várias vezes...








Caixa de figuras com texturas...ouvindo o som e frases com as palavras, carro azul, caminhão vermelho...tirar, guardar, sentir...







Túnel de papelão



 Encaixando tampas em buraco na caixa...









Abrindo a "porta da Casa" entrando e saindo..









 Dentro da caixa recebendo e enviando tampas com o mano...







Transferindo figuras de papel um pote para outro,






Colocando lápis dentro de canudo de papelão,








"Catando" feijões para encher um balão...






Tampando panelas,


Colocando canetas em cano...



Tirando argolas de madeira para colocar na cesta...




Tirando argola de plástico para colocar nas mãos...





Transferindo figuras em madeira para outras cestas:





Empilhando cestas e derramando... 





Tentando abrir e fechar diferentes potes pequenos...






Nosso aparador ficou assim por um tempo neste mês.


sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Trivium: 10 coisas para fazer antes dos 10 anos!

O que é mais importante para a criança antes dos 10 anos!      

ensinando o trivium

O período da infância até os 10 anos se caracteriza por ser uma fase em que a aprendizagem depende principalmente de experiências sensoriais e concretas. Por volta dos 10 anos a criança se torna fisicamente capaz de fazer conexões mais complexas, lidar melhor com conceitos abstratos e receber de uma forma mais fácil conhecimentos acadêmicos. Antes dos dez anos a criança necessita construir o fundamento adequado para esta segunda etapa acadêmica abstrata. 

      A autora do livro Ensinando o Trivium, método de ensino que concentra seu foco em 3 linhas de aprendizagem: gramática, lógica e retórica, ressalta que para construção deste fundamento antes dos 10 anos precisamos semear corretamente para fortalecer e aumentar as capacidades mentais de aprendizagem. Por exemplo ensinando nossos filhos a honrar a Deus e aos Pais, desenvolver suas capacidade de linguagem, desenvolver o apetite pela aprendizagem, enriquecer a memória, encorajar a criatividade, instigar a vontade de trabalhar e servir.


     Tenho estudado este livro e o método de ensino, o mesmo tem transformado muito nossa vivência e rotina de aprendizagem aqui em casa. Tenho sentido maior direção e aproveitamento do tempo com as crianças. Estou tranquila por estar focando esforços no que realmente é importante no momento para eles. 


    O capítulo do livro que gostaria de resumir aqui aborda de maneira geral 10 tópicos importantes que precisamos ensinar nossos filhos antes dos 10 anos.


1) Foco na leitura e escrita

- ensina-los a ler através de método fônico intensivo, tendo em mente que a idade do aprendizado da leitura varia muito para cada criança, mesmo que comecemos a ensinar desde cedo, os fonemas e os sons de cada letra..., cada criança terá o seu tempo de "click", que em sua maioria pode ocorrer dos 5 aos 8 anos de idade. A autora recomenda que o ensino dos fonemas comece pelos 4 anos.

- Copiar: depois que a criança já adquiriu a habilidade de escrever mesmo em letra de forma, um tempo diário deve ser dedicado a cópia de frases ou parágrafos. Copiar é uma ótima maneira de aprender a escrever, treinando a habilidade manual da escrita. A cópia de textos reforça o conhecimento fônico, introduz a gramática e a estrutura da frase e estabelece o fundamento da criatividade na escrita. O material a ser copiado deve ser de boa qualidade de escrita como versículos bíblicos, poesias, frases, falas de pessoas importantes etc...

2) Treinamento da narrativa oral

- Na narrativa oral  os pais lêem em voz alta para o filho e este deve recontar em suas própias palavras o que ouviu, começando com parágrafos e histórias curtas, ou mesmo respondendo a algumas questões sobre o texto que ouviu. Para fazer a narrativa a criança necessita se esforçar mentalmente para lembrar as palavras reconstruindo o que ouviu. A narrativa é uma tarefa difícil que serve para verificarmos a real compreensão da criança sobre o material lido e também para desenvolver a a habilidade tào importante de reter o máximo possível as informações ouvidas em sua memória e compreensão.


3) Memorização

- A memorização deve começar aos 2-3 anos de idade e continuar no decorrer da vida. Um tempo deve ser investido diariamente em recitar versículos e textos decorados, 5 minutos por dia. A criança pode memorizar passagens da bíblia em português e em outra línguas, poesias e trechos de literatura. O que irá prepará-la para a formação da gramática, para o entendimento da  construção da frase e para a construção de vocabulário. O que a criança memorizar quando pequena virá a tona quando ela escrever ajudando-a a ser uma boa escritora.


4) Treinar a atenção e a escuta ( leitura em voz alta)

- ler em voz alta para a criança permite que ela aprenda os sons das palavras, aumente o vocabulário, aumente o conhecimento do mundo e desenvolva a imaginação. A Autora sugere que devemos ler para nossos filhos em voz alta ao menos duas horas por dia , não necessariamente consecutivas. Ler variada literatura de boa qualidade como biografias, ficção, ciência, geografia, artes, música e história.

       O livro traz dicas importantes como não termos medo de ler livros de longos capítulos para crianças pequenas, refere que uma criança de cinco anos é capaz de entender livros como a Ilha do Tesouro e Viagem ao Centro da Terra. Não perdermos tempo lendo fast food books, e sim livros de boa qualidade linguística. Não obrigarmos a criança a ficar sentada durante o tempo de escuta, ela pode ficar brincando em silêncio ou realizando algumas atividades de artes manuais enquanto lemos.

5) Devocional em família

- O pai deve guiar a família no estudo bíblico e na oração diariamente, se possível um pequeno tempo duas vezes ao dia, o que fortalecelará o papel do pai como cabeça e líder da família. Um método sugerido é após leitura de um texto bíblico cada membro faz perguntas sobre o mesmo, a família toda deve ser treinada na palavra.

6) Artes e trabalhos manuais

- Como crianças mais novas aprendem pelo sensorial elas necessitam de atividades manuais para aprendizagem. Devemos prover para nossos filhos um lugar, material e tempo para trabalhos artísticos para que desenvolvam sua criatividade. Podemos manter onde as crianças mais ficam, uma estante baixa com bons materiais sempre a livre disposição como cola, tesoura, argila, massa de modelar, lápis de cor, giz de cera, tintas, pincéis e vários tipos e tamanhos de papéis. Os projetos artísticos podem ser enviados para parentes, amigos, asilos ou usados como decoração na casa.

7) Saídas para aprendizagem

- Tirar um tempo de forma frequente  semanal para visitar museus, exposições de artes, livrarias,  bibliotecas locais de trabalho, feiras de ciência e engenharia, fábricas, concertos musicais ou teatros. Dar a crianças experiências para construir seu entendimento do mundo. As crianças necessitam de experiências reais que possam relatar. Escutar uma orquestra no rádio ou Tv com certeza não é a mesma coisa que o fazer pessoalmente.

8) Serviço e Trabalho

- Desenvolver na criança amor ao serviço e ao trabalho. Quando a criança já for capaz de andar e falar já pode executar algum tipo de tarefa em casa. Uma criança com 5 anos já é capaz de guardar a louça ou dobrar roupas limpas. Uma criança com 10 anos já é capaz de preparar sozinha algum tipo de refeição.  O alvo é que as crianças ao atingirem a adolescência possam executar o serviço da casa desde cozinhar até a limpeza e o cuidado dos irmãos mais novos. Além de aprenderem a apreciar o serviço será um bom treinamento para quando eles tiverem sua própria casa.
- Junto ao trabalho as crianças devem ser levadas praticar serviço ao próximo, visitando asilos ou casas de passagens, fazendo trabalhos voluntários com certa freqüência, seguindo o exemplo dos pais .

9) Disciplina

A criança que não desenvolve auto-disciplina vai falhar em muitas etapas, e a auto disciplina deve ser treinada em casa pelos pais. O Alvo é a obediência na primeira ordem. Estou satisfeita com a obediência dos meus filhos? Meus filhos me honram e me respeitam?. As mães precisam exigir sempre a atenção dos filhos a sua voz, plena atenção dos filhos ao que estão dizendo.
Os filhos só aprenderão a auto disciplina se aprenderem a obedecer e honrar os pais.

10) Brincar e explorar

Oferecer a criança muito tempo e oportunidades para explorar e brincar das mais diversas formas possíveis. Investir em em brinquedos reais como miniaturas, máquinas de costura, pequenas ferramentas, ferramentas de jardinagem, martelos, pregos, blocos de madeira, roupas para brincadeiras. Investir em equipamento de aprendizagem como lupa, microscópio, telescópio, binóculos e equipamentos de química e ciências. Não deixar a criança perder tempo com televisão ou jogos no computador, ela necessita de experiência sensoriais que possa tocar, sentir cheiro, formas, texturas e sons.


Como estes 10 tópicos tem guiado meu tempo de mãe, achei importante postar este resumo, quero poder compartilhar um pouco mais  sobre o método e como temos conseguido práticar essas idéias, adaptando ao nosso jeito e possibilidades.

ensinando o trivium


  Você pode pesquisar mais em http://www.triviumpursuit.com/blog/

o capítulo inteiro em inglês você pode comprar em nossa loja on line


quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Aprender Inglês: quanto mais cedo e divertido melhor!




Um Achado de aula de inglês para os pequenos!


Existem várias teorias e pesquisas que referem as razões pelas quais crianças de 2 à 6 anos de idade aprendem uma segunda língua de forma mais rápida e otimizada em relação aos adultos. Uma delas é que nesta idade ocorre a maturação e o processo de lateralizarão, no qual o hemisfério esquerdo se especializa na função da linguagem, além disso uma maior flexibilidade auditivo-articulatória permite a criança o aprendizado de uma pronúncia acurada e mais próxima ao falante nativo.

Nunca gostei de aulas teóricas e paradas de inglês, que envolvessem muito livro... não queria colocar o josué em uma aula que o fizesse não gostar de aprender a língua, neste ano que passou achamos uma novidade  que me animou bastante.




Associando o inglês ao futebol...


       Porto alegre é a cidade pioneira no Brasil a contar com um método de ensino da língua, para crianças, que associa a aprendizagem do inglês com o futebol chamado Little Kickers começamos as aulas e estamos gostando muito. Fui em uma aula experimental com o Josué e me apaixonei. Tinha receio que nesta aula ele aprenderia somente vocabulário do futebol pelo contrário este método consegue englobar um vocabulário amplo através de exercícios que incentivam a imaginação e o lúdico da criança.


       Em um aula eles estão em uma floresta e precisam levar a bola entre as árvores (trought the trees), em outra estão colhendo frutas precisam virar árvores quando o urso está zangado (angry), em outra estão dentro de uma casa e precisam levar a bola para cozinha ( the kitchen), banheiro ( bathroom).. todo este imaginário usando alguns objetos simples do treinamento de futebol. Ao mesmo tempo estimulam a atenção, coordenação,  controle de bola, reconhecimento de colegas, trabalho em equipe, auto estima e como lucro temos a compreensão e expressão básica do inglês.



Gostei muito da rotina estruturada de cada aula, utilizando um tapete azul ( the blue mat) para o começo e finalização das aulas, através deste os Coachs ( treinadores) ensinam as crianças a se reorganizarem entre um exercício e outro, prestando atenção nas direções, e explicações  de cada atividade.







Nesta aula eles estavam no "trânsito"e "dirigiram" vários tipos de transportes ( car, bus, train, truck).  Desta forma ocorre a introdução do novo vocabulário.





Faziam os circuitos entre os cones altos e vermelhos ( "os prédios da cidade") sem a bola e com  a bola..aprendendo a fazer chutes leves e curtos...haja domínio de bola...





Guardando os cones e as bolas com os coachs...




Um pouco de chute a gol... revisando o vocabulário em dupla.




Geralmente treinam chutes direcionados a lugares determinados na goleira.


Jogo livre em espaço delimitado dividido em equipes no final da aula...




Esse foi nosso time de little Kickers nesta aula com os coachs!



A funny time with Soccer and english....




A Little Kickers é o primeiro programa de futebol especificamente desenvolvido para meninos e meninas de 1 ano e meio a 7 anos de idade, com foco na diversão, e com iniciação à Língua Inglesa. Presente em mais de 16 países ao redor do mundo e com mais de 40 mil crianças apreendendo através de brincadeiras. Para saber mais dê uma visitada na página..
                                                http://www.lkfc.com.br