quinta-feira, 27 de março de 2014

Trocando pilhas!

Atividade prática do dia...


Josué (4 anos e 3 meses) gostou muito de poder trocar pilhas da sua própria lanterna, ainda precisou de bastante ajuda com relação aos lados certos...e no próprio encaixe das mesmas..mas a atividade pra ele foi muito interessante a concentração foi total!

montessori

 ...ama poder usar uma ferramenta do pai ...de verdade...





 ...e ele mesmo teve a idéia de construir um miniaquário iluminado após testar as pilhas...




sexta-feira, 21 de março de 2014

Quartinho montessori da Giovi!

Quartinho com inspiração montessoriana!



    A decisão foi difícil, mas depois de muito pensar nos prós e contras decidimos fazer um quartinho montessoriano de caminha no chão. Desde o primeiro mês Giovi ja dorme nesta caminha, como ela precisava ficar de cabeceira elevada pelo refluxo, fizemos um ninho com uma toalha de banho de adulto enrolada embaixo do lençol, que ajuda a mante-la no mesmo lugar. Além disso usamos dois rolinhos laterais para não haver problemas de rolar ou virar. Por enquanto está com seis meses ainda consegue se manter no mesmo lugar a noite toda, sem perigo de cair da cama, mas a idéia agora no inverno é forrar o chão com tatame de EVA mais tapete pelêgo e almofadas ao lado da cama para aliviar as prováveis quedas.


A cama quando puxada para fora se transforma em tamanho casal assim temos um lugar para hóspedes quando necessário. O melhor lugar para o espelho neste momento foi na própria cama, é um espelho acrílico para segurança e será deslocado para a barra mais tarde. Como o quarto é pequeno aproveitamos as laterais da cama para ser roupeiro, pois coisas pra guardar não faltam e o espaço da vida em apartamento é bem disputado.



Em cima da prateleria para rotação de brinquedos fizemos uma mini cozinha com pia e fogão para ser aproveitada mais tarde,digamos que o mano mais velho já aproveita bastante, por enquanto tem algumas panelinhas para enfeitar.


Este é o outro lado do quarto, embaixo do trocador tem um mini guarda roupa onde penso em colocar alguns casacos, sapatos e roupas ao alcance da pequena. Ao lado duas caixas forradas onde hoje guardo as roupas usadas no dia a dia.  No teto uma prateleira que vai de ponta a ponta, onde consegui colocar caixas de vime, espaço ótimo para guardar os brinquedos que não estão sendo usados no momento.



O trocador tem uma forma convexa, o que tenho achado ótimo é muito seguro e contendo melhor o bebê para as trocas.


Atrás da cadeira de amamentação, que logo vai sair do quarto, encontra-se um quadro de giz imantado, com os furos prontos para instalar a barra e o espelho.




A Arquiteta responsável foi Cintia Del Pino, ela mesmo pesquisou muito o método e foi super criativa para aproveitar o nosso pequeno ambiente de 7 metros quadrados/


Assim que for fazendo as modificações e adaptações conforme a pequena for crescendo vou postando as novidades do quarto. Aceito sugestões!!!

sábado, 15 de março de 2014

Brincadeiras para o bebê no quinto mês!

Quinto mês..

O bebê esta cada dia mais ativo motoramente, explorando os objetos por mais tempo cada dia com mais destreza manual agora ele não só segura o objeto mas também analisa visualmente e explora manualmente e oralmente. Neste mês Giovi começou a:

-descobrir os seus pés; levantando os mesmos cada dia mais até que no fim do mês conseguiu coloca-los na boca;
- ficar mais tempo de bruços conseguindo estender os braços e erguer o próprio corpo;
- bater a mão no próprio corpo ou objetos produzindo um ritmo interessante;
- aprimorar o balbucio produzindo monossílabos repetidos: ba,ba,ba; quase papapa..nem preciso dizer que o papai ficou muito feliz;
-imitar o estalo de língua;
-por último consegue sentar com apoio por breves períodos.


algumas atividades deste mês:

sentando com a ajuda  da almofada de amamentação..


tempo deitada explorando interlocking discs... que são dois discos de madeira interlocados, mandei fazer em marcenaria mas confesso que poderia ter feito em um tamanho menor. Giovi curtiu bastante analisou pouco tempo mas ainda preferiu prova-los com a boca.




de bruços com a ajuda de rolinho para melhor apoio de braços, curtindo o espelho..




indo atrás da puzzle ball..já "se vira" pra pegar quando está a alcance.




tummy time na almofada de amamentação;

tummy time sensorial com feltros






tempo de curtir o chão, quanto mais liberdade para se movimentar melhor...

-tenta utilizar os pés e as vezes consegue empurrar o corpo;

e aqui já conseguindo erguer o corpo com a apoio da mãozinha..emocionante!

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Brinquedo ao alcance do bebê ...3 a 5 meses..

Descobrindo minhas mãos .. 



No terceiro mês derrepente enquanto a crianca bate ou pega o objeto suas mãos atravessam seu campo de visão e se tornam mais interessantes que o próprio objeto. O bebê começa a explorar a própria mão, encontra seus dedos juntando e afastando os mesmos.

Ocorre o início da descoberta da mão humana e seu potencial como ferramenta e fonte de informação sobre o o mundo!

 Do terceiro ao quinto mês o movimento das mãos do bebê se torna proposital: ele tem habilidade de intencionalmente alcançar e explorar o brinquedo. O bebê nesta idade já tem o propósito, a intenção de colocar suas mãos em torno do objeto para ganhar informações cerebrais sobre o mesmo. Desenvolve-se um ciclo de envio de mensagens das mãos para o cérebro e do cérebro para a mãos.

     
 
   Quando, desde de o início, incentivamos a criança a alcançar os brinquedos sozinha, ja estamos mostrando para ela que ela “pode” e é “capaz", desenvolvendo a independência e a possibilidade de explorar o objeto o tempo que for necessário para ela. Se a mesma sempre receber o objeto de um adulto ela corre o risco de o mesmo ser retirado de suas mãos antes de assimilar todas as informações necessárias daquele momento.




Importante: 

1) A forma com que apresentamos o objeto para os nossos bebês tem implicações sobre o desenvolvimento de sua vontade e independência.

2) A criança não poderá aprender tudo que pode sobre um objeto se ele não puder segurá-lo o quanto for necessário.





montessori


mobile montessori



  Aos 3 meses o bebê está no período ideal para ser exposto a móbiles ao seu alcance para que ele mesmo possa bater, tocar e segurar. Montessori recomenda pendurar em uma fita ou um elástico um simples móbile para o bebê explorar Ex. um arco de madeira ou guizos.

 Quando penduramos móbiles ao alcance do bebê em um elástico, ele estenderá o braço para pegar, trará para boca e ao soltar o objeto voltará para posição do começo, reiniciando a busca novamente. Além de poder brincar independente tem a possibilidade de exercer diversas tentativas e erros no manuseio do móbile. As vezes a criança alcançará o mesmo as vezes não tendo uma continua experiência de percepção de profundidade.

Neste processo ela começa gradualmente percebe que bater e tocar no objeto causa efeito diferentes como mover, girar, etc.. A criança por si só é a fonte do movimento e não um adulto ganhando assim a noção de auto-percepção e auto-capacidade.




Giovi com 3 meses.. suas tentativas iniciais em segurar os guizos..





















                  brincando com arco de madeira pendurado em um elástico no teto da cama.


Fonte: Livro montessori from the start: The child at Home, from the birth to age three de Lillard, Paula Polk; Jessen, Lynn Lilard




terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Aprendendo com LEGO

LEGO e matemática!


Introdução: cada peça uma unidade ( mais tarde cada bolinha de peça uma unidade)




Aqui em casa ultimamente, qualquer proposta mais direta relacionada a lápis e papel não é aceita. Então partí para a matemática a qual podemos aprender brincando com objetos concretos. Sabe-se que o manuseio de peças concretas são a primeira forma de estímulo para a verdadeira compreensão das operações matemáticas para isso vale o uso de tampas, palitos, madeiras, botões , fichas e por que não legos?

lego matemática


Fazia a proposta do "problema"  e Josué somava, contando a quantidade total do quadro em voz alta  localizando o símbolo numérico da resposta.


iniciamos com somas abaixo de 10:


lego e matemática

falava em voz alta e mostrava 4 mais 4 é...ele contava e escolhia o  símbolo


uso de lego

lego math

lego e matematica



e passamos para os números acima de dez sempre somando mais 1.


lego e matemática

lego e matemática

o que o motivou mais foi uma maleta cheia de brinquedos velhos que fazia sorteio de um "prêmio" para os problemas resolvidos...