Pré escola! 0-3 anos The well trained mind.

       

Capítulo 4 comentado -Abrindo a Porta: Os anos pré escolares!

0- 3 anos

The well trained mind. Suzan Wise Bauer









Este livro tem me ajudado muito a me organizar aqui em casa, então vou fazer um resumo comentado de alguns capítulos para vocês terem uma idéia do assunto.  Escrevi meus comentários no meio da tradução em letra azul....


      Quando você educa seu filho em casa não é necessário separar o ensino propriamente dito da maternidade, preparar a criança para o ensino tem início com o nascimento.
 A melhor forma de começar cedo o ensino para seu filho é imergi-lo na linguagem oral desde o nascimento. Ou seja conversar muito com seu bebê desde o início, nomear, explicar, antecipar os acontecimentos etc...

Trabalhando a Leitura


       Converse muito com seu bebê, não com uma linguagem bebenês mas com a linguagem que você usa com seus amigos. Converse quando está indo ao parque, quando está fazendo almoço, quando está dirigindo seu carro. Explique o que você está fazendo ( Ex estou temperando o arroz com o sal e vou deixa-lo cozinhando no fogão., logo vamos almoçar...)
Ex. Derramei farinha no chão, acho que vou buscar a vassoura ou melhor o aspirador de pó.

     Este tipo de conversação constante forma uma base verbal na mente da criança e ela aprende que as palavras são usadas para planejar, pensar, explicar... Confesso que não é fácil para quem é mais quieta ficar conversando sem resposta principalmente com bebês pequeninos, mas temos que nos esforçar e saber que esta base está se formando cada dia.








       Ler, ler e ler .....leia partes de livros quando seu bebê está no berço, ofereça livros resistentes para ele observar e folhar sozinho, leia livros com figuras, aponte as palavras quando for lendo e repita muitas vezes o mesmo livro. A repetição gera memorização das estruturas da língua e favorece e o reconhecimento auditivo das palavras. Leia livros longos sem figuras enquanto ele está sentado em seu colo ou brincando pelo chão. Grave suas leituras assim coloque para o bebê poder escutar várias e várias vezes no dia. Gravar as leituras é uma idéia Genial demais essa ainda não fiz, mas ainda antes dos 3 anos de Giovi vou gravar alguns livros que ela mais gosta.


       Depois de ler faça perguntas simples sobre a história. Ex. O que aconteceu com o macaco quando ele roubou as bananas? O que o menino encontrou quando subiu no pé de feijão? O que aconteceu com Golias? O que Davi atirou? Essas perguntas ajudam a criar a habilidade de organização do pensamento para expressar o que ouviu.

      Assim que seu filho começar a falar, ensine para ele o alfabeto, cante a música do alfabeto, pendure figuras das letras maiúsculas e minúsculas do alfabeto no quarto, leia rimas e livros do alfabeto. Assim que ele souber o nome das letras ensine para ele que cada letra tem um som assim como cada animal tem um som. O porco faz "Oink"e o B faz "bã".... Comece com as consoantes e depois as vogais. Giovana tem aprendido que M faz mmmm de mamae, o G faz ggggg de Giovana e Gino....o J também faz jjjjj de Josué. Começar a falar os sons das letras é até mais importante que dar nomes as letras. O conhecimento do som das letras vai ajudar o processo de leitura.
Começamos a preparação para leitura com o josué também aos dois anos, com cinco ele começou uma leitura de livros curtos e hoje aos 6 já lê com maior fluência livros com textos maiores.











Escrita


     Crianças muito novas abaixo de dois anos podem pegar um lápis e imitar os movimentos da escrita. Ensine a criança a segurar o lápis, e mostre para ela como se desenha círculos no sentido horário, desenhe muitos círculos. Faça desenhos da fumaça do trem, rodas de carro, bonecos de neve. Assim você a está preparando para a letra cursiva. Na minha experiência Jojo sempre foi relutante para escrita, com dois anos já mostrava para ele como segurar o lápis, fazer círculos etc, mas ele não gostava e demorou a aprender. Giovana já pelo contrário sempre segurou o lápis do jeito certo acho que nem ensinei e faz círculos desde 1 ano e meio. A habilidade de cada um tem de ser observada, nossa função é mostrar sempre e deixar para criança imitar ou não, temos que incentivar mas também saber respeitar o tempo de cada um.
      Deixe a criança praticar as letras sem usar o lápis, crianças que ainda não tem habilidade motora vão gostar de escrever com o dedo no arroz ou na areia. Podem usar giz de cera ou quadro grande e grandes folhas de papel.










Matemática

    Assim como você  deve ler para seu filho você deve expô-lo aos conceitos matemáticos continuamente. Só assim ele vai aprender que os símbolos matemáticos contém significados. Brinque com os números no contexto do dia a dia. Conte os dedos, os olhos, as orelhas. Conte os brinquedos, as pedras os gravetos. Brinque de se esconder primeiro contando até cinco, depois até dez, e até 20 juntos. Conte de dois em dois, cinco em cinco, dez em dez. Conte regressivamente brincando de lançar foguetes. 

contando blocos, fichas e feijões....




O que fizemos dos 0 aos 3 anos ? resumo organizado dividido por meses


Logo posto dos 4 aos 5 anos...


enjoy....




5 comentários:

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.