A Vida de Handel!




A Vida  de George Frideric Handel



  Handel nasceu na Alemanha em fevereiro de 1685, mas passou a maior parte de sua vida na Inglaterra.
   Seu pai era cirurgião e barbeiro. Sabe-se que ele não gostava de música por isso não  tinha vontade que seu filho estudasse música. Por outro lado sua mãe conhecia o seu amor pela música e colocou um cravo no sótão, onde ele podia tocar com tranquilidade sem ser visto por ninguém.  Um dia ele foi surpreendido por seu pai, que o encontrou tocando o seu cravo escondido. Imagine que problema!

Handel quando menino tocando seu Cravo surpreendido pelo pai
Foto do cravo de Handel ainda no museu de sua casa!

       Quando Handel tinha 7 anos de idade, seu pai iria viajar de carruagem para visitar um outro filho que estava em serviço para o Duque se Saxe Weinselfelds. George implorou para poder ir junto, mas seu pai disse que não, pois a viagem era muito longa. Mas quando a carruagem partiu Handel foi correndo a atrás, e continuou correndo o mais rápido que conseguia. Todos pensaram que logo iria desistir de ir atrás e voltar, mas ele não desistiu e seus pai mandou parar a carruagem para ele entrar e seguir viagem.

      Quando eles chegaram ao castelo do duque, ele logo fez amizade com os músicos da capela. Os músicos levaram ele para a sala do órgão e Handel pode tocar para eles. Todos ficaram maravilhados! O próprio duque ficou chocado em como um menino tão novo poderia ter tanta habilidade.

    O Duque então conversou com o pai de Handel, disse que ele estava errado em não deixar seu filho, com tanto talento, não estudar música. Falou também que seria um presente para a humanidade a habilidade de seu filho ser desenvolvida.

    O pai de Handel então consentiu o estudo de música. Logo começou a estudar com Zachau, um famoso organista da catedral de sua cidade, Halle. O professor não ensinava só a tocar órgão mas dava aulas de harmonia, ritmo, Violino e Cravo. Ele estudou com Zachau por 3 anos e logo seu professor começou perceber que George estava tocando melhor que ele e o enviou para estudar com outras pessoas.

    
   Quando tinha 12 anos seu pai morreu. George começou a estudar e trabalhar muito para se aperfeiçoar em sua profissão, logo se tornou organista em Halle sua cidade. Depois se mudou para Hamburgo onde se tornou muito famoso. Em Hamburgo começou a compor músicas sacras e óperas.

   Morou um tempo na Inglaterra, com 25 anos de idade após passar 3 anos na Itália, George voltou para Alemanha, onde foi convidado pelo reitor de Hanover a se tornar o chefe da capelania. Handel recusou o convite voltando para Inglaterra.

Handel quando jovem


    Após alguns anos o reitor de Hanover se tornou rei da Inglaterra, George I. Handel achou que o rei não iria aceitar mais seus serviços, e então compôs várias músicas para agradar a majestade. 

   Ele compôs 25 peças, a chamada "Música das águas". Um barco com a orquestra tocando seguia o barco da realeza no rio Thamis em Londres. Neste dia esta música agradou muito o rei George I que pediu para a orquestra tocar 3 vezes as peças na travessia do rio. Handel amava a Inglaterra e se naturalizou como cidadão britânico.





   O mesmo não fez sucessos compondo óperas, mas mesmo assim deixou como herança para mundo algumas das mais belas músicas. Talvez o mais famoso de seus oratórios foi "O Messias". Quando esta música foi tocada pela primeira vez em Londres o rei e todas as pessoas levantaram ao ouvir "The lord onipotent reighnet", a partir daquele dia virou tradição todos levantarem ao ouvirem o coro "Halleluya".




   No final de sua vida Handel ficou cego e mesmo assim continuava tocando órgão com muita habilidade. A última vez que ele apareceu em público foi conduzindo o "Messias", morrendo alguns dias depois.

   O Povo inglês também amava muito o compositor e como homenagem o mesmo tem seu túmulo na Abadia de Westminster, a principal Catedral de Londres, na Inglaterra.

Monumento do seu túmulo na Abadia

Abadia de Westminster em Londres

Questões a serem respondidas oralmente:

Incentive respostas completas, se a criança não souber a resposta releia o parágrafo onde está a resposta e pergunte novamente.

Em que pais Handel nasceu?
O que aconteceu para o seu pai permitir Handel estudar música?
Diga alguns instrumentos que Handel aprendeu a tocar?
Qual o país que Handel amava e quis se tornar cidadão?
Qual tipo de música Handel escreveu?
Qual tipo de música era "O Messias"?
O que era a "Música das águas"?
Quando Handel morreu onde foi enterrado?


Peça a para a criança falar 3 acontecimentos da vida de Handel que lhe chamaram atenção. Escreva sua narrativa na folha de notebooking.

Um comentário:

  1. amei conhecer o museu de Handel! certamente vou visitá-lo quando for a Londres. Gostei muito da didática da história para as crianças! Elas vão adorar!

    ResponderExcluir

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.