quinta-feira, 11 de maio de 2017

Projetos de ciências sobre plantas!


Projetos sobre plantas no primeiro ano:


O projeto tem o objetivo de tornar a ciência concreta. Proporcionar uma experiência em que as crianças possam fazer ou observar algo baseado em questionamentos.





   No último trimestre do ano passado  estudamos um pouco mais as plantas de uma forma bem simples: tentando cultiva-las observando seu crescimento e nos deslumbrando com ele. Este cultivo e observação ainda continua e tem sido uma experiência muito engajadora para todos aqui em casa

 Também alguns projetos mais específicos com as plantas e gostaria de colocar alguns junto aqui neste post pois não consegui registrá-los ainda.

( mais sobre como estudar ciências segundo a educação clássica?)

1)Experimentos com a semente de feijão:

a) Usando questionamentos:


Como uma semente é por dentro?
Dois tipos diferentes de feijão crescem da mesma forma?
Para que servem as raízes?
O que faz a semente brotar?
Para que servem as folhas?
Da onde sai o feijão?
Porque a raiz cresce para baixo e as folhas para cima?
Porque as plantas transpiram?

b)  Observando o interior da semente:


Observando a semente de feijão por dentro: após 24 de molho a semente de feijão pode ser aberta e observada e então conseguimos ver o germe da planta dentro da semente é uma mini plantinha como se fosse um bebê dentro da semente. A própria semente gerando a planta dentro de si. Fiquei incrivelmente deslumbrada ao descobrir isso :O...








b) Observando o crescimento das raízes do feijão em direção vertical para baixo. Utilizamos garrafas transparentes, dois tipos de feijão e uma caixa de um kit de ciências.








c) Observando a germinação da semente dentro de pacote plástico: bom para verificar sinais de oxigenação...'respiração da planta'



d) comparando feijão que recebe boa água com feijão que recebe pouca água, desenhando o resultado.








2)Projeto compostagem:


Questionamentos:


Por que os alimentos ficam com cheiro ruim?
O que é adubo?
Como os alimentos se transformam em adubo?
Por que alguns restos de alimentos não servem para adubo?


Seguimos o modelo acima para criar nossa minicompostagem, na qual íamos separando o lixo orgânico que podia do que não podia ser usado.




3)Experimento sobre a circulação da planta:

Questionamentos: 

Por que a planta precisa de água?
Quais as partes das plantas recebem a água?
Quais são os outros alimentos das plantas?



uma boa maneira de observa como a água sugada pelas raízes passa por todas as partes da planta. pois a mesma possui um sistema circulatório assim como o nosso corpo.







4) Observando a reprodução da batata:

Por que a batata brota?
Por que o galho da planta pode criar raiz?
A batata tem semente?


A batata é uma das plantas que não precisa de semente para se reproduzir ela pode ser reproduzida pelos esporos se a própria batata tiver contato com a água. Isto foi o que observamos neste experimento. Através de uma exposição mais científica do projeto as crianças tinham o objetivo de montar sozinhas o experimento.

 a) Expondo a batata à água:





Observamos seu crescimento;




 Retirada das mudas: quando as mudas atingiram 15 cm, retiramos de cada esporo e colocamos na água, após 7 dias nessas mudas cresceram raízes então plantamos as mesmas no solo.










Cultivamos as mudas e removendo-as dos esporos e plantando-as em solo.




b)Plantando os esporos:



Nesta outra experiência cortamos os esporos da batata para planta-los em solo:






5) O cultivo de tomate e pimentão a partir da semente retirada do fruto: 



Questionamentos:


Para que serve a flor?
Quantos frutos um pé de tomate pode dar?
Por que só comemos o tomate quando ele fica vermelho?



      Com os tomates e pimentões, a partir da fruta, retiramos as sementes e plantamos em sementeira, uma pequena estufinha de caixa de ovos. Cuidamos das mudas até crescerem e plantamos as mesmas no solo. Observamos o crescimento o aparecimento de flores e frutos até a colheita. As crianças ficaram impressionadas ao verem que do mesmo lugar onde nasceu a flor saiu o fruto.









observando o crescimento das mudas

 Plantando mudas em solo:












Observando o aparecimento das flores e dos frutos:




frutos aparecendo




Observando a mudança de cor dos frutos ..aguardando a degustação...



 Colhendo os primeiros frutos maduros...





Degustação: Realmente doces...muito saborosos...valeu o trabalho!









Lista de vídeos interessantes:



Nossa play list sobre reino vegetal aqui https://www.youtube.com/playlist?list=PLTCjcl980iYAwpnk_hrhhmliN6JD-cLsa





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.