segunda-feira, 3 de abril de 2017

Cristianismo vai para Britânia!




Augostinho vai para Britânia divulgar o cristianismo!



     Um dos imperadores do império Romano teve uma visão em uma batalha e acabou se tornando cristão, dando ordens para todo império ser cristão e construindo vários templos. Com o fim do império romano o cristianismo permaneceu e ser cristão era popular na idade média, nas cidades que pertenciam ao império.

    No capítulo 3 da Idade Média estudamos sobre  como o cristianismo foi para o sul da Britânia. Ilha que começou a pertencer aos Anglo-saxônicos e celtas no capítulo anterior.http://tempoemcasa.blogspot.com.br/2017/03/arte-em-arame-e-planejamento-de-arma.html



   Existe uma história de 3 crianças que foram para Roma ser vendidas com escravas, o papa Gregório viu essas crianças e indagou de onde eram. Quando o papa ouviu falar da britânia ficou sabendo que lá não existiam cristãos. Então enviou 40 monges cristãos para Britânia liderados por Augostinho.


   Logo ao chegarem lá foram enviados paras as terras onde estabeleceram seu monastério, logo o cristianismo se espalhou na Britânia muitos templos e monastérios foram construídos.


    Estudamos sobre a vida dos monges em monastérios. Um dos trabalhos mais importantes dos monges era escrever e copiar livros. Grande parte dos livros antigos da Roma e da Grécia  foram preservados por este trabalho.

Como eles escreviam? Como eram feitas as tintas? qual era o formato da pena? o que era um pergaminho? como faziam os pergaminhos? Conversamos sobre isso.

Aqui um documentário bem completo sobre a vida dos monges:

em inglês:



em português:



   
Em seus livros os monges tinham o costume de realizar desenhos e pinturas na letra inicial do texto, arte iluminista.
Tentamos pintar uma letra colocando brilho para imitar o ouro que eles utilizavam para decorar.











Fizemos também um lanche a maneira dos Monges, que no monastério não podiam falar durante as refeições e durante o trabalho. Existiam várias regras no monastério e esta é uma delas.


Comemos pão com manteiga, o desafio foi não falar neste lanche... deu pra ver como era difícil seguir esta regra...:). Como um dos monges chefes ficava lendo as escrituras durante as refeições fizemos assim também.







Conversamos que não precisamos viver no monastério para ter uma vida consagrada a Deus. Deus nos chama para viver para ele no nosso dia dia fazendo tudo pra sua glória em nossa própria casa ou onde andarmos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.