quarta-feira, 22 de junho de 2016

Aprendendo Arte Barroca com as crianças!

Observando as principais características das pinturas Barrocas!                             

 postado por Caroline Usevicius Gomes




         Estamos estudando em grupo o período barroco, os compositores e também os artistas, pintores e escultores da época. Iniciamos o trabalho mostrando para as crianças as principais obras dos principais pintores barrocos, e a partir da visualização dessas obras, fui citando para as crianças as características desse período.



Características importantes das obras do período barroco:

- Muito contraste de claro x escuro, a luz e a penumbra;
- As emoções retratadas com vida e muitos detalhes, 
- A maioria das obras retrata pessoas e por isso, cenários cheio de histórias, em sua maioria com temas bíblicos.

     
     Como o barroco artístico é um período em que a igreja católica investiu muito contratando muitos artistas para fazerem belíssimas obras nas igrejas, a maioria delas retrata cenas bíblicas, e foi bem interessante mostrar para as crianças essas cenas.

     Temos o recurso de projetor digital, que aumenta as obras e por consequência podemos ver melhor os detalhes das mesmas,  as crianças gostaram e prestaram muito atenção ;)...




      Uma boa idéia para fazer em casa é que você pode ir clicando nas mesmas aqui no post, mostrar na tela do computador mesmo ou imprimir algumas de cada autor para colecionar com seu filho.


    Mostro abaixo algumas obras que observamos com eles de cada artista Barroco. Em cada obra tentamos identificar as características citadas acima.


Principais Pintores Barrocos e suas principais obras

VERMEER


Menina do brinco de pérola



Mulher lendo uma carta


 VELAZQUEZ



OBRAS 1 e 2 Retratos da princesa Margarida em diferentes idades (essa princesa foi retratada várias vezes em diferentes idades por Velasquez, mostrei para eles quase todas as obras, foi bem interessante eles verem a menina crescendo através das obras.  Muitas obras desse artista retrataram crianças, mais um ponto que chamou atenção pra eles, além de ele ter sido o pintor da inclusão, pois pela primeira vez foram retratadas crianças especiais, na sua obra Meninas.

Princesa Margarida na infância

Princesa Margarida



Meninas


  REMBRANDT


       Essa obra rica em detalhes e cenas, cativou as crianças, com as roupas dos soldados e o que cada um deveria estar fazendo. Mais uma vez podemos observar a emoção das obras barrocas e o preciosismo dos detalhes.

Ronda Noturna




 EL GRECO


    Chamei atenção para as expressões dos rostos pintados , e a maneira pitoresca que alguns artistas faziam isso, por exemplo o artista El Greco retratava as pessoas muito maiores e mais alongadas que o normal, com corpos mais esguios, mãos grandes, como pode se ver nessas obras, corpos e mãos bem maiores.


O Espólio



Cristo carregando a cruz
     


CARAVAGGIO


Aqui uma linda obra que mostra quando Cristo ressuscitou e apareceu a seus discípulos e ceiou com eles em Emaus.

Ceia de Emaús

TINTORETTO


   Obra que retrata a conversão do apóstolo Paulo mostrando várias cenas desse momento.


Conversão de Paulo

Mais uma linda obra bíblica que retrata Deus criando os animais.

Criação dos animais



Anunciação



 MICHELANGELO


             No final deste primeiro dia em que foi uma ” chuva” de pinturas barrocas, finalizei demostrando com um pouco mais de detalhe a única obra do artista Michelangelo que se enquadra no barroco que são os magníficos afrescos da capela Sistina no Vaticano. É uma obra incrível realizada no teto da capela Sistina, foi feita durante cerca de 5 anos em forma de afrescos, técnica que se pinta em cimento ainda molhado. Ressaltei que ele pintava de forma deitada, e por isso era um trabalho bem difícil, tanto que foi paralisado várias vezes por conta de dores fortes que Michelangelo sentia.




OBRAS CENAS DA CAPELA SISTINA

Capela sistina

Cena criação do homem

Cena O Dilúvio


        
                        Atividade prática com as crianças

      Aproveitei o gancho de como a pintura de Michelangelo foi realizada para fazermos então uma atividade prática com eles de desenharem da mesma forma que Michelangelo fez em seus longos anos na capela Sistina. 

      Não fiz a atividade com tinta pois era um dia bem frio, e com receio de que a tinta pingasse neles e se molhassem muito. Realizei a atividade , fixando papel pardo grande embaixo de pequenas mesas que eram da altura das crianças, para que eles ficassem exatamente na posição que Michelangelo ficou para pintar a obra (deitado com os braços para cima pintando).








   

Algumas atividades aqui citadas são feitas a partir das ideias do livro: Descobrindo grandes artistas, de MaryAnn Kohl e Kim Solga ele é ótimo pois sugere atividades baseadas nos respectivos artistas já classificadas pelo seu respectivo período. É um livro americano, porém já está traduzido pelo português pela editora Artmed






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.