terça-feira, 29 de março de 2016

Como incentivar criatividade?....loose parts....


Peças e mais peças...







       
Você já ouviu falar em "loose parts" ( tradução partes perdidas), é um termo usado para definir materiais naturais e sintéticos que podem ser associados, desassociados, movidos, carregados, combinados, pareados, enfileirados, empilhados...etc "partes perdidas" criam uma infinita possibilidade e convidam, despertam a criatividade.

     Os materiais são variados como pedras, madeiras, azulejos, galhos, blocos de plástico...Por exemplo a criança acha algumas pedras e começa a inventar, as mesmas podem se tornar o que a criança deseja que elas sejam. Estes materiais criam a possibilidade de uma brincadeira natural e espontânea não dirigida por adultos.

    Há algum tempo tenho tentado proporcionar algumas "partes perdidas" em alguns "cantos da casa" para as crianças criarem suas brincadeiras. As vezes algumas madeiras estão no meio da sala servindo de "patins"outras vezes as pedras estão nas panelinhas da cozinha de faz de conta.... e assim tem sido interessante e lindo  observar esta transições e adaptações espontâneas. Meu objetivo é incentivar uma brincadeira "livre" ou seja criada por eles mesmos.

Este é um dos cantos de "loose parts" que organizei para eles em um dos quartos, ele foi se reformulando com o passar do tempo. Colocava outros conjuntos de partes para ir variando e "convidando" visualmente as crianças para inventarem, juntarem e criarem.


Um espelho atrai e auxilia na visualização das próprias criações... bem como uma base de madeira sustenta melhor o empilhar, delimita e organiza o espaço visual.








      Um vidro com pegs (formatos de madeira imitando pessoas)  lata com carros.




 Giovana gostou do espelho em círculo para colocar a "família"...




Torres e castelos sempre foram os preferidos até agora...


 Aqui Giovana mesmo selecionou suas peças para fazer sua torre...observa-se a simetria e repetição de formas.
reggio emilia








reggio

reggio

reggio




reggio





Pedras diferentes e galhos no espelhos....








Com Josué (5 anos) trabalhamos a reconstrução do palácio do planalto seguindo a imagem do livro. O que também é uma ótima idéia para se fazer com as peças.

reggio




As possibilidades de criar realmente são infinitamente maiores do que qualquer brinquedo comprado.

me emociono só de olhar as fotos... inspirador?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.