terça-feira, 12 de maio de 2015

Inglês para bebês através da música!


Aprendendo e ensinando inglês através da música!


ingles e música



      Em outro post sobre inglês e futebol relatei a importância da introdução precoce de outra língua na rotina da criança.
    Aqui em casa ninguém é fluente em inglês mas mesmo assim fazemos possível para expor o máximo o Josué e a Giovi a língua inglesa.

   Uma das formas que fazemos isso é através da Música


     Cantar músicas com os filhos estimula vários aspectos da linguagem, como aumento do vocabulário, compreensão, atenção, discriminação auditiva. A música também é uma das melhores maneiras de introduzir outro idioma para a criança, mesmo que ela não entenda as todas as palavras da canção, os gestos, desenhos e melodia estimulam a mesma a tentar cantar. Com a repetição das canções, uso de gestos, e figuras a criança vai aos poucos assimilando o novo vocabulário e treinando a pronuncia das novos fonemas e palavras.

Você conhece nursery rhymes?

-  "nursery rhymes", são músicas pequenas e com rimas muito cantadas pelas famílias de língua inglesa para interagir com seus filhos e também nas escolas para alfabetização e construção da linguagem. Essas músicas podem ser encontradas no you tube, a maioria delas conseguimos cantar  fazendo gestos o que facilita a sua compreensão. O ideal é aprender a letra no Youtube, apresentar os vídeos para a criança e também cantar você mesmo muitas vezes a mesma canção para que a criança decore ou complete algumas partes.

Por exemplo The wheels on the bus ( "A Roda do ônibus") é a preferida da Giovi. Ela mesmo pede para cantarmos usando gestos e algumas palavras da canção. Ama o gesto do silencio para os babys, cantamos no carro, no super, antes de dormir, na hora das refeições... sempre que pede. Através desta musica já entende algumas palavras como up, down, baby, momy...


 Super simple songs, produz vídeos que ajudam muito na compreensão da música pois mostra as imagens lentamente e bem integradas as palavras cantadas.



Mother goose club  produz vídeos que ajudam em como realizar os gestos durante a canção.

https://www.youtube.com/watch?v=iwgfEQk4p4U

- twinkle twinkle little star era a preferida do Josué quando tinha dois anos ele amava esse vídeo.


- Giovi tem aprendido e gosta muito dos gestos da Itsy bitsy spider ( a dona aranha)


Os gestos de itsy bitsy spider são uma graça no meio do vídeo abaixo você pode aprender.

https://www.youtube.com/watch?v=z_TvRzhtCQc

If you are happy ( se você está contente)

Nesta canção super simple songs alterou a letra da música para trabalhar uma maior quantidade de palavras/ significados de uma forma mas simples, eu gostei muito da idéias.




Temos alguns DVDs da cedarmont Kids que possuem nursery rhimes e músicas cristãs clássicas em inglês com gestos, gostamos de colocar em viagens e passeios assim vamos cantando juntos.


 Cuidado olhinhos o que vêem (be carefull little eyes)


Você pode também decidir por musicas temáticas conforme o que tem trabalhado em casa como partes do corpo e números

 ...head shoulders, knees, toes



 ...Five little monkeys.. https://www.youtube.com/watch?v=kUEj_a5w2oU






Row row row your boat, é uma canção com uma melodia linda e conhecida, eu mesmo fiquei muito feliz por aprender a letra.


https://www.youtube.com/watch?v=0p5ip8P3wig



ABC


 Essas são algumas das muitas canções que estão disponíveis no Youtube para você e seus filhos aprenderem. Vale a pena o esforço para aprende-las.

O melhor de tudo é estar ensinando e aprendendo ao mesmo tempo! Meu inglês cresce com essas canções pequenas e simples.

Neste link você encontra uma lista de videos ( play list) pronta de 3 horas de duração:

Inglês para crianças lista de vídeos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.