quarta-feira, 8 de abril de 2015

Sobre o DVD: 3 palavrinhas!

Sobre Dvds..



       Os DVDs musicais servem para os pais aprenderem bem as músicas e depois cantarem muito com seus filhos mas.... com a TV desligada...... E algumas vezes em situações de emergência também servem para distrair a criança enquanto acabamos um almoço ou uma viagem por exemplo. Escrevo assim pois já me dei conta que esta facilidade pode roubar um tempo precioso de interação, aprendizagem e brincadeiras dos filhos.










Ouvi falar há apenas algumas semanas ( podem me chamar de atrasada pois já foi lançado até o número 2) do Dvd.. 3 palavrinhas...fui conferir no you tube e achei muito bom!

Além de serem músicas cristãs do meu tempo de criança, gostei muito dos arranjos e improvisações musicais que fizeram, criando uma harmonia suave e ritmada para cada cântico. Cânticos que eram mais arrastados e até cansativos de cantar, se tornaram mais leves e com mudanças de ritmos importantes na aprendizagem musical.



Por exemplo na música "Alô" fazem uma passagem do lento ao rápido e do fraco ao forte... algo divertido, lúdico, interessante para as crianças.


A minha preferida foi "Dai Louvor a Deus" as pausas e os prolongamentos fizeram a música ficar mais linda do que ja é, pois além da letra ser bonita a mesma envolve o conhecimento  e consciência corporal da criança em seus gestos..da pra fazer uma dança bem divertida com os pequenos.



Na música "Pare!"acho que na segunda vez colocaram uma pausa longa de 5 tempos o que também atrai a criança para  participar  e manter a atenção.

O ritmo de "Estou alegre" ficou muito alegre e foi interpretado por vozes bem expressivas, uma graça, dá muita vontade de se balançar e cantar junto.






     Em todas as canções além de utilizarem a letra bastão como legenda, facilitando para os que estão aprendendo a leitura, algumas palavras são enfatizadas com uma escrita diferente fazendo parte da própria ilustração da música, auxiliando também na memória e estimulação da leitura/escrita.



      


    Quanto as ilustrações, são bem simples e pouco poluídas, são imagens mais lentas com menos trocas de cores o que para crianças é melhor. Achei bem criativa a ilustração de "toc,toc,toc"; portas com um desenho vintage se abrindo no ritmo das palmas...muito boa a idéia.


     Se assistirmos algumas vezes, algumas músicas do Dvd, logo fixamos e ficamos com elas na cabeça por alguns dias. As mesmas começam a fluir facilmente em algumas situações da rotina com os filhos.

Repetir  as canções aprendidas com as crianças ao longo do dia, imitar a melodia, os ritmos , as palmas, os gestos; aumentará o vinculo, a alegria e a interação dentro de casa com músicas contendo verdades espirituais importantes sobre a Palavra de Deus.

Algumas canções estão disponíveis no you tube e também agora o dvd completo no Netflix. Para aqueles que, como eu, ainda não conheciam vale a pena dar uma assistida para renovar o repertório...

Um comentário:

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.