terça-feira, 31 de março de 2015

Alimentação! Como começar a urgente mudança para orgânicos!!!!Experiências de mãe.




Eu não sou eco chata!


A Experiência da mãe Caroline Usevicius Gomes



      É inevitável admitir que com a chegada dos nossos filhos, repensamos muitas coisas em nossa vida. Aqui vou me deter somente na alimentação, e suas origens...hehehe.
Logo, compartilho na forma de um relato a experiência de mudança de hábitos alimentares e de consumo que minha família passou nestes últimos 2 anos.

     Sempre olhei para a prateleira de orgânicos no supermercado que costumo freqüentar, com várias indagações: " Porque tão caros?", "Porque consumí-los?" . 







     Quando minhas crianças começaram a consumir seus primeiros alimentos sólidos, me chamou atenção na listagem da pediatra,  o fato de que se quisesse oferecer morangos, eles deveriam ser orgânicos. Observei alguns conhecidos que ao retornarem de um tratamento após um câncer, recebiam uma dieta restritiva somente a verduras, legumes e frutas orgânicas.

     Então me veio aquela pergunta que não queria calar: 

" Se os alimentos não orgânicos ( com agrotóxicos ) podem contribuir para o retorno de um tumor, eles também não podem contribuir para o início de um? "

      Então, fui agraciada em assistir um documentário muito interessante e esclarecedor em vários pontos. Chama-se "Food inc" , com tradução para o português "Comida S.A" . Ao assistir esse documentário, obtive um elo, preenchi o "gap", dos meus questionamentos, vendo como funciona a cadeia de produção deles, a importância destes alimentos e também de ver a triste realidade de todos os outros alimentos: carnes, leites, etc e tal, não orgânicos. Me chocou ver o quanto eu desconhecia a nova cadeia alimentar que o homem criou, a exemplo das vacas confinadas. A maioria delas é alimentada por milho transgênico, sendo que as vacas foram criadas para comer pasto . Como essa é a natureza, aquelas que são alimentadas de milho, podem desenvolver uma bactéria conhecida como "E-coli" . Consequentemente, recebem altas doses de antibiótico, que passam para a carne e para o leite que consumiremos. Sem falar nos frangos, que também comem o tal milho transgênico, e recebem altas doses de hormônios para "crescerem" rápido, e de antibióticos  para serem frangos "saudáveis" . Tudo isso é consumido no frango e nos ovos que comemos.




      Com algumas peças a mais, montadas em meu quebra cabeça, fui a busca de outras amigas que considerava "eco chatas" para trocar ideias e ver possibilidades de mudanças plausíveis de hábitos alimentares.



      

   1)  Leite 


     Sendo assim, minha primeira medida foi procurar um leite de vacas "felizes", pois a lógica foi a curva Abc do consumo aqui em casa, o que eles mais consomem na ordem era leite, ovos  e frango, depois frutas e verduras.  Encontrei um leite, não totalmente natural, pois ele é uht, ou seja, passa pelo processo de pasteurização, mas li sobre o produto e vi que o tal leite, é ordenhado de vacas que vivem livres no pasto de Minas Gerais e consequentemente se alimentam dele. O nome é Leitíssimo ( não recebi royalties, hehehe) .

     2) Ovos


 A segunda mudança foram os ovos, pois como comentei, aqui meus filhos comem muitos ovos, diariamente. Em um primeiro momento, comecei a comprar os caipiras, e hoje alterno, semana caipiras, semana orgânicos . 


    3) Frango


    A terceira mudança, foi o frango, passei a consumir com mais cautela e optei por uma linha que não possui os tal antibióticos, é um frango da marca Korin. Há a linha totalmente orgânica também, mas como essa ainda é bem cara, por enquanto optei pelos sem antibióticos e alterno com os sem hormônios. 

   4) Frutas e Legumes


    Mas e as verduras, frutas, legumes??? Olhava para aquele preço exorbitante no supermercado e não conseguia mudar o meu consumo porque não estava conseguindo acompanhar financeiramente, até porque já estava tendo um custo bem maior com o leite, os ovos e frango. Logo, resolvi mudar aos poucos , vendo quais eram as "top 5 " dos agrotóxicos, optando então por consumir essas orgânicas e o restante ainda normal.  Bom, mas e a consciência ? Pois é, como tudo na vida, depois que temos a revelação do que é a verdadeira verdade para nós, não conseguimos voltar atrás, e seguir com os antigos hábitos, assim, a culpa de consumir os alimentos "envenenados" aumentou, mas algo muito bom aconteceu! Fui agraciada com uma feira semanal de orgânicos (certificada pela prefeitura de Porto Alegre)  pertinho da minha casa!!!! Verduras, legumes, ovos, algumas frutas e alguns alimentos industrializados, por um preço pagável para mim! Sim, era o que faltava para que os orgânicos entrassem na minha vida e não  saíssem mais! 



Lista com top 5 dos agrotóxicos no link abaixo..

http://www.mundosimples.com.br/alimentacao-nutricao-alimentos-contaminados.htm


Se ainda consumo alimentos não orgânicos ? 

Claro! arroz, feijão, trigo e alguns industrializados. Mas considero que minha mudança foi total e completa naquilo que é viável para mim no momento. E acredito que é isso que todos nós deveríamos ponderar, sem culpa, mas com conhecimento e consciência daquilo que estamos consumindo e do mal que alguns alimentos podem nos causar. Acredito que quanto mais cedo nos preocuparmos com nossos hábitos alimentares e investirmos em alimentos que nos proporcionam saúde, mais tardiamente teremos que investir em remédios e em tratamentos para várias doenças.




Bom, esse foi o meu relato, não impositivo para ninguém, mas espero que informativo! Não me julguem, afinal, eu não sou uma eco chata. :)










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.