quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Criando uma lagarta de estimação!


Ciclo da borboleta....nossas aulas de Biologia 1...




Josué ama a história da borboleta e seu ciclo... tudo começou com o livro :A very hungry caterpilar!


...ainda no outono encontrei uma lagarta na alface e quis mostrar para o Jojo em um potinho...foi então que veio a idéia de alimentá-la por alguns dias.


Pesquisamos na internet...criamos um ambiente especial com areia no fundo, uma galho para ela se pendurar e formar o casulo, e Josué deu a idéias de colocarmos uma pedra para decorar.





 Fizemos o teste com hortelã para ela comer, comeu pouco... depois resolvemos colocar hortelã e alface...não teve dúvida se atracou no alface devorando um pedaço destes por dia...sinal certo de que a planta em que você encontrar a lagarta esta deve ser a fonte de sua comida.





Ficou muito chique ao lado de minha folha favorita.... em plena sala...



 Jojo pintou o ciclo da borboleta...


Passamos sete dias alimentando a lagarta, diariamente trocando a alface e limpando seus
 " excretos"que são muitos.e gosmentos..



 no oitavo dia a lagarta começou a se enterrar.... achei que a mesma iria morrer...mas fomos pesquisar e descobrimos que muitas lagartas se enterram para fazer o casulo e que neste caso se transformarão em mariposas...



Estudamos o ciclo de vida da mariposa e as diferenças da mariposa e da borboleta...até hoje ela não saiu do casulo...vamos esperar até a primavera, se não sair mal sinal...mas com certeza acharemos outra lagarta para começarmos uma nova experiência. Não desistiremos até criarmos nossa borboleta monarca.









Acho lindo sempre comparar o que ocorre com a lagarta com  a nossa experiência de nascer de novo , isso ocorre na primeira vez em que cremos em Jesus e o fazemos dono da nossa vida  com o batismo nas águas...nos tornamos totalmente novos, lindos, diferentes e livres de tudo o que nos oprimia no mundo...como uma linda borboleta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.