quarta-feira, 6 de março de 2013

Caixa sensorial e a letra J


Trabalhando a letra e o som do J


 
Meu pequeno fez 3 anos  e agora tenho que caprichar ainda  mais nos estímulos pedagógicos, pois ainda não pretendo colocá-lo em escola...

Acho importante que seja um estímulo pedagógico bem lúdico e divertido para que ele foque a atenção e principalmente seja um tempo prazeroso e divertido.

No ano passado ele já recebeu alguma noção dos sons da letras, conforme o seu interesse ia aparecendo fomos falando e mostrando os sons das letras dos nomes das pessoas próximas, dos animais, dos personagens e comidas que gosta, do próprio nome, etc.

 

Pretendo dedicar uma semana ou mais para cada letra ..começamos então com a letra mais interessante ...o  J.

 

E não poderia faltar uma caixa sensorial do J.

 

 

Conteúdo da caixa:

 

-          massa de letras tingidas com corante;

-          miniaturas com J: javali, janela,  jacaré, jabuti, joaninha, o bonequinho Jesus,

-          letras J de vários tamanhos e materiais;

-          letra J em papel;

-          a figura boca articulando o som do J;

 

 

Apresentei a caixa pronta com todas as miniaturas e letras J. Sentei com ele para falar sobre o conteúdo e o som das palavras...

 
Durante a semana deixei a caixa montada em cima da mesa de trabalho dele..nos 3 primeiros dias consecutivos Josué brincou muito  com a caixa...fez vários faz de contas sozinho. Às vezes queria colocar outras miniaturas dentro neste momento eu conseguia perguntar com qual som começava aquele brinquedo...se não começasse com jjjjj não poderia misturar pois aquela era a caixa do J.




Foi a caixa que ele mais  brincou até hoje, vi que é uma atividade que rende e vou tentar fazer a mesma com cada letra...haja material para todas as letras. Há algum tempo venho separando e guardando miniaturas relacionadas as letras e isso vai ajudar.
 
 
 
Em outro dia apresentei as palavras escritas de cada miniatura da caixa...eu lia a palavra e Jojo procurava a miniatura na caixa.
 
 
 
Depois a atividade era achar a palavra igual...ele mesmo procurava a palavra pareando as mesmas..



 
 
...ele mesmo procurava a palavra pareando as mesmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.