terça-feira, 25 de setembro de 2012

Spray no espelho!

Por que incentivar seu filho a realizar as atividades da rotina diária?


                 Maria Montessori observou que a criança depois de aprender a andar tem dois grandes interesses: imitar os adultos em suas ações diárias e realizar atividades em ciclo, com início e fim, para treinar coordenação de movimentos em aprendizado como" subir e descer de uma cadeira várias vezes".



 


        Tenho lido mais a respeito do método e concordo plenamente com ele nesta área, pois observo que as atividades da vida diária como
varrer, tirar o pó, pendurar roupas, escovar, mexer ingredientes, limpar com pano, usar a esponjas, separar e dobrar roupas ... atraem muito as crianças pequenas. Ela se esforçam e ficam completamente engajadas no processo. Estas atividades não servem só para desenvolver coordenação motora, mas também para desenvolver a concentração, a atenção, a organização motora e mental bem como a paciência.









  As atividades podem ser bem simples tendo uma sequência, quanto maior a criança maior a sequência. Você demonstra primeiro, pedindo para a criança prestar atenção.



      Você deve demonstrar devagar usando movimentos da esquerda para direita e e de cima para baixo. Depois deixe seu filho realizar sozinho.


Josué gosta muito quando convidamos ele para ajudar, seja nas compras do super ou na limpeza de algo. Vejo que ele se realiza no que faz e se sente feliz em seu trabalho.
 E na sua casa em qual atividade da rotina seu filho gosta de participar? Comente para nós!!!
 

2 comentários:

  1. Olá, adorei ver que alguém tenta, se esforça em estar com o filho nos dias de hoje... sempre busco fazer algo com os meus mas a diferença de idade as vezes parece um grande limitador... tens uma lista ou um livro que indique uma lista orientadora de atividades de vida diária?

    ResponderExcluir
  2. Oi Valdineia obrigada!dependendo da diferença de idade é difícil mesmo, mas você pode direcionar mais para um e tentar que o outro se encaixe conforme a sua habilidade....olha sobre atividades prática não tenho nenhum livro específico para indicar mas sugiro pesquisares na internet mesmo sobre o método montessori e colocar atividades na busca. Vou ver se consigo fazer uma lista de repente muitas mães se beneficiem com isso!abração

    ResponderExcluir

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.